PIMENTA BUENO: prefeito faz balanço de suas ações, tem meta de transformar Município e rechaça candidatura a outro cargo em 2022

Quando resolveu se lançar ao desafio de governar Pimenta Bueno, ainda em 2.018, o prefeito Arismar Araújo de Lima (Patriota), conhecido como “Delegado Araújo” tinha como meta mudar a imagem da cidade, tida como mergulhada no ostracismo e com a autoestima da população em baixa.

E a tarefa não era fácil: ele assumiu um mandato tampão após o afastamento da prefeita anterior e a renúncia do vereador que havia ficado no lugar dela, recebendo uma administração em crise política, jurídica e orçamentária.

Ele formou uma equipe técnica composta por pessoas que já haviam trabalhando na prefeitura e um grupo de profissionais comprometidos com a proposta de reconstruir o Município.

Em entrevista ao Extra de Rondônia nesta semana, Araújo contou que, apesar o tremendo desafio, aos poucos as coisas foram se acertando. “Organizamos as coisas, pagamos contas, readequamos a gestão, recebemos dívidas, resgatamos as relações com parlamentares estaduais e fenderias e, principalmente, conquistamos a confiança da população, e isso fez com que as coisas fossem fluindo”, explicou o prefeito.

Em pouco mais de um ano e meio, hoje a realidade é totalmente distinta. “Temos dinheiro em caixa, as contas estão em dia, o funcionalismo está motivado e conseguimos realizar projeções de arrecadação de ICMS com significativa elevação, estamos buscando receitas de capital, nossa arrecadação de tributos municipais aumentou, promovemos regularização fundiária e muito mais ações que fazem hoje com que Pimenta Bueno seja uma cidade atrativa para investidores”, afirma.

Ele também destaca que há obras em todos os equipamentos públicos do Município, com novas escolas, reformas em estabelecimentos escolares, construção de refeitórios, quadras esportivas e ampliação de escolas, tudo para a volta às aulas após o período de pandemia, ação em que Pimenta Bueno saiu na vanguarda, com início de atividades escolares na seg8unda-feria 19.

“Voltamos essa semana com 35% de ocupação, já que o retorno foi facultativo, mas a aprovação já tem se mostrado evidente, com muita procura de pais. Na próxima semana devemos estar com algo em torno de 60% de normalidade em termos de quantidade de alunos, que estão dispondo de toda a segurança e cautela para garantir que não ocorram problemas”, disse Delegado Araújo.

Na área da Saúde, a administração municipal conseguiu construir duas novas UBS, e encerrou uma novela que se arrastava há uma década, com a reforma do hospital municipal, seu devido aparelhamento e dotação de recursos humanos. Há mais investimentos previstos para o setor.

Outra meta que está sendo perseguida é a pavimentação de 40 quilômetros de vias urbanas, que vão se somar a malha viária asfaltada na cidade, que conta com 90 quilômetros. “Vamos fazer em um mandato e meio quase a metade do que foi feito em toda a história do município”, comemora o prefeito. Ele também destacou a adesão ao Programa “Tchau, Poeira”, do governo do Estado, que vai assegurar o recapeamento de mais vias públicas.

Araújo também falou sobre investimentos em espaços esportivos e na revitalização de logradouros públicos, algo que considera fundamental para garantir cultura, lazer, saúde e entretenimento à população.

Falando sobre política, ele destacou o bom relacionamento com a Câmara Municipal, “composta por gente nova na política e muitos na idade, que agem de forma participativa e totalmente engajada com as realizações, mantendo os canais de comunicação permanentemente abertos e construindo uma relação produtiva”.

O mesmo acontece com relação aos legislativos estadual e federal, assim como com o governo do Estado. “Sobre os deputados, posso assegurar que hoje quase todos eles, das duas esferas, investem em Pimenta Bueno, pois tem confiança em nossa gestão. Da mesma forma, tenho uma ótima relação com o governador Marcos Rocha, pessoa que considero de confiança e muito trabalhador, honesto e capacitado”, destacou ao Extra de Rondônia.

Finalizando, Delegado Araújo rechaça neste momento qualquer possibilidade de encurtar sua permanência à frente da administração pimentense para se candidatar a outro cargo. “Não almejo isso neste momento, e posso começar a construir uma carreira política aqui mesmo na função de prefeito desta cidade. Assumi um compromisso com a população, os servidores e os vereadores de tirar Pimenta Bueno do ostracismo, resgatar nossa dignidade através do trabalho conjunto, e não pretendo me desviar deste foco, mesmo porque ainda estamos construindo este projeto, que para se concretizar plenamente precisa de tempo. Num outro momento, talvez até seja possível que eu busque outra posição para continuar trabalhando pela população, mas agora estou muito envolvido com as questões relativas a este município”, encerrou.

Extra de Rondonia