Dia do Servidor Público e Finados: veja o que abre e fecha em Rondônia

Este fim de semana será prolongado para muitos rondonienses. Isso porque, o governo estadual transferiu o dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, para 1º de novembro, véspera do feriado nacional de Finados.

Por causa disso, alguns órgãos e serviços emendam o final de semana com as datas e só retornam os atendimentos na quarta-feira (3). Veja o que abre e o que fecha neste feriadão.

Governo

Na segunda (1º) e terça-feira (2), todas as repartições públicas estaduais estarão fechadas e só retornam às atividades na quarta-feira (3).

Prefeitura de Porto Velho

Nos dois dias, todas as repartições públicas da prefeitura, bem como, autarquias e fundações estarão fechadas. Segundo a administração municipal, os órgãos que atuam em serviços essenciais vão funcionar em turnos de revezamento, sem interromper a continuidade dos serviços prestados.

Entre eles, estão serviços de saúde, limpeza pública, drenagem, asfalto e tapa buraco, além de serviços de inspeção animal, fiscalização e segurança do trânsito.

Conforme a prefeitura, o retorno integral das atividades em todos os órgãos municipais acontece na próxima quarta-feira (3), horário comercial.

Vacinação contra a Covid-19

Segundo a prefeitura de Porto Velho, na segunda-feira (1º) a vacinação deve acontecer apenas no Porto Velho Shopping, das 14h às 19h. Na terça (2), não haverá imunização.

Poder Judiciário

Para o Poder Judiciário, o Dia do Servidor Público também foi transferido para 1º de novembro, e por isso, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) deve retomar o funcionamento normal, na quarta-feira (3), das 7h às 14h. Conforme a assessoria, o atendimento às questões urgentes permanece em regime de plantão, no 1º e 2º graus de jurisdição.

Ministério Público

O Ministério Público Estadual também transferiu a data do Dia do Servidor Público para o dia 1º. Por isso, as atividades do MP-RO ficam suspensas nas próximas segunda e terça-feira.

Já o Ministério Público Federal (MPF) transferiu o ponto facultativo do dia 28, para sexta-feira (29). As atividades devem acontecer normalmente na segunda (1º) e ficam suspensas na terça (2).

Agências bancárias

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias abrirão normalmente na segunda-feira (1º). Entretanto, na terça não haverá atendimento nos bancos em todo o país, ficando somente disponíveis as áreas de autoatendimento, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking).

As contas de consumo (como água, energia e telefone) e carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, quarta-feira (3).

Comércio

Segundo a Federação do Comércio de Rondônia, os estabelecimentos de Porto Velho poderão abrir no dia 2 desde que paguem 100% de hora extra para os funcionários que prestarem serviço. No interior do estado, não será permitido o uso de mão de obra de funcionários.

G1/RO