DOENÇA RARA: Criança nasce com Hirschsprung e família não tem condições de arcar com gastos; em RO

Um menino chamado Luiz Gustavo Oliveira de Barros, de apenas 10 anos, morador de Porto Velho (RO), nasceu com uma doença rara e necessita de apoio para dar continuidade no tratamento hospitalar dele.

Para isso, sua avó e mãe de criação, Maria Antonieta Maia de Barros, procurou a reportagem do Rondoniaovivo, com objetivo de pedir apoio da população. Eles necessitam de ajuda com doações de produtos de higiene, alimentação ou qualquer quantia que possa arcar com os gastos. 

A criança nasceu com Megacólon Congênito, que é conhecido como doença de Hirschsprung, onde envolve a ausência de células nervosas nos músculos de uma parte ou da totalidade do intestino grosso (cólon), dificultando a passagem das fezes.

Essa que já foi corrigida cirurgicamente e apresenta como sequela, a Incontinência Fecal, que é a perda involuntária de fezes ou líquido pelo canal anal. 

Maria Antonieta contou que há 10 anos vem enfrentando essa batalha com o neto, para ele ter uma vida normal e melhor. “Ele usa fraldas até hoje e necessita de um cuidado redobrado. Diariamente e por tempo indefinido, tenho que realizar um cateterismo intestinal nele para fazer a limpeza do cólon (intestino grosso). Assim ele fica limpo durante o dia“, disse ela.  

Maria Antonieta e o neto Luiz Gustavo

Mediante essa situação, dona Maria fez um desabafo e explicou que tem que pagar todas as despesas, porém está sem condições financeiras.

“Estou precisando de ajuda para pagar o aluguel, comprar uma cama específica para fazer as lavagens nele, fraldas, alimentação especial, pomadas e dinheiro para pagar o transporte aéreo para atendimento em serviço especializado “, disse Maria. 

Como ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações através do PIX – CPF: 06664326272 (Maria Antonieta Maia de Barros) ou entrar em contato no número (69) 99254-4219. 

Tratamento

Anualmente, Luiz Gustavo é atendido no Netif (Núcleo Especializado em Tratamento Infantil da Incontinência Fecal), do hospital infantil Albert Sabin, na cidade de Fortaleza (CE) e precisa realizar consultas com frequência. 

Rondonaovivo