A importância de ter uma identidade visual para sua marca

A importância de ter uma identidade visual para sua marca

Os aspectos que formam a identidade visual são todos os conteúdos gráficos que envolvem não só o logo da empresa, mas também os materiais que ela produz e a atmosfera em torno da imagem que ela tem com o público.

Sendo assim, uma empresa que não tem identidade visual definida acaba não marcando presença e não sendo lembrada.

Hoje vamos entender exatamente o que é a identidade visual e por que e como criar uma.

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Acompanhe a seguir.

O que é identidade visual exatamente?

Todos os aspectos gráficos de uma marca fazem parte da identidade visual dela. Temos alguns elementos principais, que dão a linha da criação de uma identidade. Vamos listá-los a seguir.

Nome

O nome da marca fica exibido em outdoors, muitas vezes no logo, no site, no e-mail, no endereço, nas páginas de redes sociais, nos documentos e quase todos os lugares em que a marca estiver presente. Portanto, este é o aspecto número um se trabalhar na identidade visual.

Um nome precisa ser marcante, único e, se possível, dar uma ideia, mesmo que vagamente, de qual será o nicho da marca. Isso facilita a associação da marca com o produto vendido.

Exemplos de nomes de sucesso:

Claro, muitas marcas também farão sucesso sem indicar seu nicho diretamente no nome. Isso é muito comum quando uma marca utiliza um sobrenome em seu nome ou faz anagramas com palavras de importância.

Exemplos de nomes de sucesso que não indicam o nicho:

Logotipo

O logotipo da marca pode ser exibido em praticamente todos os lugares em que o nome também pode. No entanto, ele ainda tem uma função a mais: em certos momentos, não há a necessidade de nada escrito, o logotipo pode aparecer sozinho para representar a identidade da marca.

Sabe aquela frase “uma imagem vale mais do que mil palavras?”. É exatamente isso.

Um logotipo deve ser minimalista e conter apenas informações cruciais para o propósito da marca.

Os formatos mais populares de logo hoje em dia são os símbolos, os emblemas (símbolos dentro de uma estrutura, como um escudo ou uma borda que o cerca), os lettermarks (apenas texto, com tipografia personalizada) e os híbridos (unem símbolos ou emblemas com as tipografias).

Cores

Na teoria das cores, alguns tons combinam entre si e outros não. Pensando na infinidade de variações que temos, somente especialistas no assunto conseguem afirmar corretamente se uma paleta de cores é harmônica ou não.

Devido a essa dificuldade de acesso, o Coolors foi desenvolvido. Com ele você encontra facilmente uma paleta de cores que lhe agrada e fica fácil fazer aplicações.

As cores devem ser muito bem pensadas para que sua escolha faça sentido com seu nicho. Por exemplo: você não encontrará por aí muitas marcas de água mineral que utilizam a cor vermelha. Isto porque o vermelho é cor mais característica das cores quentes e por isso emana sensação de calor, fervor, entre outros. Concorda que é o oposto que uma marca de água quer trazer?

Opte por cores que você gosta, claro, mas tenha em mente que sua escolha deve fazer sentido também.

Slogan

Nem todas as marcas têm, e as que têm por vezes fazem ele cair em desuso, podendo criar um novo ou apenas não mais utilizá-lo.

Os slogans eram muito populares com o marketing tradicional por causa do formato de propaganda: tanto no rádio quanto na televisão, um Slogan marcante e chiclete era o que fazia o consumidor lembrar da marca para o resto da vida.

“Quem pede um, pede bis”, “Amo muito tudo isso.”, “Pode ser bom…” Você completa!

A verdade é que slogans ainda são muito utilizados pois eles ajudam a fixar a identidade da marca. Porém, a maioria das marcas que consumimos são marcas estrangeiras, e é muito difícil fazer uma adaptação que funcione em outra língua.

Diversas marcas nacionais mantém seus logos mesmo ao investir em marketing digital. Cabe a você encontrar uma frase curta, que represente bem o que quer passar ao cliente com sua marca.

Mas tenha em mente que esta não é uma prática obrigatória.

Por que criar uma identidade visual para sua marca?

Se eu começar a descrever aqui:

E aí: conseguiu desvendar qual a letra do centro da tela? Que marca é essa?

Uma última dica, vai: “Só na Netflix”. Esse é o slogan da marca.

Através desse exemplo, você consegue identificar a importância da identidade visual?

Não precisamos nem mencionar o nome da marca ou enxergar uma imagem que nos faça lembrar da marca. Apenas com pequenas descrições já temos ela na nossa cabeça.

Logo, lembramos com mais frequência, mesmo quando não estamos pensando no nicho de tal marca. O resultado é que nos sentimos inclinados a consumir o produto dessas marcas com maior frequência, pois elas estão na nossa mente.

Além disso, quando estiver investindo em marketing de conteúdo, muitas vezes seu cliente verá um post passando pelo feed sem ver quem é o autor, mas se a capa do seu artigo/post estiver caracterizada com suas cores, já pode ser o suficiente para que o usuário identifique que é seu.

A identidade visual tem, portanto, a capacidade de estabelecer vínculos muito mais fortes e duradouros com os clientes.

Como criar uma identidade visual?

A identidade visual, por muitas vezes, requer a ação de um especialista em designer. Até porque, é comum que marcas tenham rebrandings e redesigns a cada 3 ou 4 anos.

No entanto, se estivermos falando da sua primeira experiência, é possível que você não tenha o orçamento necessário para contratar um profissional, então vamos abordar rapidamente como fazer a sua primeira versão de identidade visual.

Como criar um logo?

Essa é a parte mais difícil, pois requer que você tenha conhecimentos de Photoshop ou Illustrator. Você deve escolher o formato de logo que quer usar (veja lá em cima os tipos de logotipo) e desenhar algo que lhe agrade.

Caso suas habilidades com desenhos digitais sejam tão pobres quanto as minhas, recomendo que procure por uma ferramenta que ofereça a opção de criar logo grátis. Estas plataformas facilitam muito o processo criativo e qualquer pessoa consegue criar uma identidade visual para a sua marca.

Como Criar Um Nome

Você tem um sobrenome marcante, raro e que quer utilizar? Se sim, verifique o significado que ele tem e a origem. Um dos motivos para a Pirelli fazer sucesso, por exemplo, é o fato do nome da marca ser de origem italiana. No ramo automobilístico, as pessoas respeitam a tecnologia da Itália. Para a Honda, por exemplo, é a mesma coisa, só que para os produtos japoneses.

Se não conseguir usar seu sobrenome, pense no seu nicho e tente achar uma sacada interessante. Quando descrevemos lá no início do artigo o que é o nome da marca, demos alguns exemplos dos significados dos nomes das marcas. Volte e dê uma olhada novamente.

Depois, abra um bloco de notas e faça uma listagem de palavras interessantes para seu nicho, pegue alguns adjetivos e suas traduções para inglês (use um tradutor). A partir disso, já terá ótimas opções.

Vale a pena ter uma identidade visual?

Para as cores, indicamos o Coolors lá em cima, então você já sabe como escolher a sua paleta de cores.

Lembrando: a identidade visual é o principal fator para diferenciar o seu negócio do seu competidor. Isto porque, hoje em dia, são raros os casos em que é possível oferecer um produto/serviço único.

Utilize estes passos para criar sua identidade visual e poder trazer mais peso para a imagem do seu negócio. Isso fará com que você estabeleça sua presença digital e seja lembrado.

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Fonte: I7NEWS.IG.COM.BR