Haddad diz que não teme rejeição do PT em São Paulo: ‘Partido forte’

Haddad diz que não teme rejeição do PT em São Paulo:

Foto: Felipe Freitas – 19.08.2022 Fernando Haddad durante sabatina

Durante a sabatina a organizada pelo Estadão, em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), na manhã desta sexta-feira (19), o  candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo do estado de São Paulo Fernando Haddad  afirmou não temer a rejeição dos eleitores como candidato para o governo de São Paulo.

Segundo o político, não há possibilidade de um partido “forte” como o PT não ter algum tipo de rejeição, ele ainda relembrou as eleições de 2018, em que concorreu à Presidência da República e foi bem votado em São Paulo.

“Eu acho que os governos são avaliados e reavaliados. Eu tenho visto o meu desempenho, não só em 2018, que eu tive 40% dos votos dos paulistas, como agora eu estou liderando as pesquisas todas, não só no estado, mas particularmente na capital, que eu estou com uma vantagem ainda maior.”

“Não existe a possibilidade de um partido forte como o PT não ter algum tipo de rejeição…não tem como eu convencer alguém que gosta de armas, de que livro é melhor que armas, ele acha que não…não tem como eu convencer uma pessoa que acha que o desmatamento da Amazônia tanto faz, que a mudança climática é efeito do desmatamento e que nós temos 30 dias a mais de seca no estado de São Paulo por causa do desmatamento da Amazônia. Tem um percentual de pessoas no Brasil que acha que a terra é plana, que acham que vacina faz mal pra saúde…é uma questão de visão de mundo, você não vai ter cem por cento de apoio.”

Resultado das pesquisas

Na última pesquisa dilvulgada pelo Datafolhana última quinta-feira (18), sobre o governo do estado de São Paulo. O candidato do PT segue em primeiro lugar. Tarcísio de Freitas (Republicanos) apareceu em segundo, seguido por Rodrigo Garcia (PSDB).

De acordo com o levantamento, o petista foi mencionado por 38% dos entrevistados. O candidato bolsonarista recebeu 16% e o atual governador do estado paulista atingiu 11%.

No cenário espontâneo, Haddad também aparece em primeiro, sendo seguido por Tarcísio.

Em um eventual segundo turno contra Tarcísio, Haddad venceria com folga (53% a 31%). Já em um embate contra Garcia, o petista ganharia por 51% a 32%.

Quem é Fernando Haddad?

Fernando Haddad, de 59 anos, é um acadêmico, advogado, professor e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Haddad iniciou sua carreira na política em São Paulo, ao tornar-se chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na gestão da prefeita Marta Suplicy. Em 2003, o professor passou a integrar o Ministério do Planejamento no Governo Federal. Um ano depois, ele assumiu o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação.

Em 2005, o político assumiu oficialmente o MEC. Já em 2012, Haddad foi eleito prefeito da cidade de São Paulo vencendo no segundo turno o candidato José Serra do PSDB.

Em 2018, Fernando Haddad lançou sua campanha como candidato à Presidência da República, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Lula. No entanto, após disputa no segundo turno, o político perdeu para seu adversário, Jair Bolsonaro, que concorria pelo Partido Social Liberal (PSL).

Veja algumas das principais propostas de Fernando Haddad:

Assistência Social

Saúde

Educação

Segurança pública

Infraestrutura e transporte

Habitação e saneamento

Direitos Humanos

Desenvolvimento

Serviços públicos

Cultura

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR