Agência da ONU diz que situação na Faixa de Gaza é ‘insuportável’

Agência da ONU diz que situação na Faixa de Gaza é

Reprodução/ONU Funcionários da ONU descrevem situação em Gaza

A agência da ONU para refugiados da Palestina (UNRWA) afirmou neste domingo (15) que a situação na Faixa de Gaza é “insuportável”. A região está sendo bombardeada por Israel enquanto falta águaajuda humanitária, combustível e eletricidade, além do  sistema de saúde local estar colapsado.

O cerco total imposto por Israel teve início após o  grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza, invadir o território israelense  no dia 7 de outubro, na maior ofensiva dos últimos anos. Na ocasião, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou guerra contra o grupo.

Em áudio publicado no Twitter, Azzam ,funcionário da UNRWA na Faixa de Gaza, afirma que os bombardeios israelenses “não param” na região. “Meu dia começa muito antes do nascer do Sol, com bombardeamentos enormes e barulhentos acontecendo quase a cada 10 ou 15 minutos durante a noite. O bombardeamento também não para durante o dia”, relata ele.

“Ter água para tomar banho é como estar em um hotel 5 estrelas. Ter o celular com a bateria cheia é um sonho”, completa.

Em outro vídeo publicado pela UNRWA, Rawya Halas, diretora do centro de treinamento da UNRWA em Gaza, descreve a situação como catastrófica. “A situação é sem precedentes e não pode ser descrita com palavras”, diz ela. 

Rawya afirma que o abrigo da ONU que ela lidera não tem suprimentos para ajudar as famílias refugiadas. Segundo ela, falta água, alimento, eletricidade e local para receber as pessoas. Além disso, não há alguns medicamentos, como insulina para diabéticos.

“Há crianças, idosos e adultos que eu não consigo ajudar”, afirma, chorando. “Eu estou na liderança deste abrigo, e não consigo oferecer nada a eles, nem água, nem comida. Não temos nada. Nada”.


Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR