Caixa libera auxílio emergencial para 6 milhões de pessoas hoje

Leonardo Sá/Agência Senado Trabalhadores nascidos nos meses de setembro e outubro recebem nova parcela nesta sexta

Novas parcelas do  auxílio emergencial  serão depositadas, nesta quarta-feira (19), para os trabalhadores nascidos em outubro, que se inscreveram pelo aplicativo ou pelo site da Caixa Econômica Federal. Segundo o banco, cerca de quatro milhões de pessoas poderão, a partir de agora, movimentar os recursos depositados em suas contas poupanças sociais digitais pelo aplicativo Caixa Tem. Este grupo, no entanto, só terá o saque liberado no dia 12 de setembro, junto com a possibilidade de transferência bancária.

Leia também

Também nesta quinta-feira, 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família  com Número de Identificação Social (NIS) de final 2 poderão retirar o benefício. Para essas pessoas, o dinheiro já está automaticamente liberado para saque com o cartão original do programa social.

O valor depositado é de R$ 600 (para a maioria dos contemplados) ou de R$ 1.200 (para mães chefes de família). O saque pode ser feito em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Parcelas diferentes

No caso Bolsa Família, esta é a quinta e última parcela prevista. O governo já admitiu que estuda a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial, mas ainda não existe uma proposta formal sobre isso. Caso a equipe econômica opte realmente pela extensão do benefício, o pagamento adicional ainda terá que ser aprovado pelo Congresso Nacional.

Os demais trabalhadores aguardam diferentes parcelas do auxílio. Há pessoas esperando a primeira, a segunda, a terceira ou a quarta cota do benefício. A parcela paga agora depende do mês em que o cidadão recebeu o primeiro pagamento ou de quando se inscreveu (veja no cronograma abaixo). São 3,9 milhões de nascidos em outubro nesta situação.

Neste grupo, também há cidadãos que tiveram seus pedidos de auxílio negados, mas apresentaram contestações entre os dias 24 de abril e 19 de julho, tendo, enfim, o direito reconhecido. Eles receberão o primeiro pagamento.

Existem ainda pessoas que tiveram seus auxílios reavaliados em julho, por conta da atualizações de dados governamentais. Este grupo receberá a terceira e a quarta parcelas agora.

Esses dois últimos casos somam 96 mil trabalhadores nascidos em outubro.

Veja o calendário do Bolsa Família – 5ª parcela

Datas diferentes de crédito e retirada

No caso dos trabalhadores que se inscreveram pelo site ou pelo aplicativo da Caixa, num primeiro momento, o dinheiro estará disponível apenas para a quitação de contas e o pagamento de compras via cartão de débito virtual ou QR Code (aproximando o celular da maquininha do estabelecimento comercial). Toda a movimentação continuará sendo feita pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS).

Somente depois a quantia será liberada para saque ou transferência bancária, de acordo com o mês de nascimento. Veja os cronogramas abaixo, divididos em ciclos.

Vale destacar que, nas datas indicadas no calendário de saque em dinheiro, o eventual saldo existente na poupança social digital será transferido automaticamente para a conta que o beneficiário tiver indicado por meio da plataforma digital.

Confira as datas para os demais trabalhadores 

CICLO 1

Depósito do dinheiro

Fonte: economia.ig.com.br/2020-08-19/caixa-libera-auxilio-emergencial-para-6-milhoes-de-pessoas-hoje.html