Reino Unido e UE chegam a acordo preliminar “pós-Brexit”

Ouça este conteúdo

A 23 dias do fim do ano, quando vence o chamado período de transição do Brexit, Reino Unido e União Europeia chegaram na manhã desta terça-feira (8), a um acordo preliminar para vigorar a partir de 2021.

Essa é sua matéria grátis do dia. Assine agora e tenha acesso ilimitado.R$ 0,99 no 1º mês

De acordo com comunicado conjunto divulgado nesta terça, o entendimento abrange “todas as questões”, mas não são fornecidos muitos detalhes. “Um acordo preliminar foi alcançado nas seguintes áreas: postos de controle fronteiriço, fornecimento de medicamentos e carnes, adoção de auxílio estatal”, diz o texto.

Sobre a questão da fronteira entre as Irlandas, o documento enfatiza que “garantir que o Acordo de Retirada, em particular o Protocolo sobre a Irlanda e a Irlanda do Norte, esteja totalmente operacional no final do período de transição, ou seja a partir de 1.º de janeiro de 2021, é essencial”. “O Protocolo protege o Acordo da Sexta-feira Santa (Belfast) em todas as suas dimensões, mantendo a paz, estabilidade e prosperidade na ilha da Irlanda.”

De acordo com o texto, este acordo preliminar e os projetos de texto resultantes dele ficarão sujeitos aos “respectivos procedimentos internos na UE e no Reino Unido”. “Uma vez feito isso, uma quinta reunião regular do Comitê Conjunto UE-Reino Unido será convocada para adotá-los formalmente. Isso acontecerá nos próximos dias e antes do final do ano”, diz o documento.

Veja Também:

  • No Reino Unido, cristãos desafiam as leis estatais para cultuar Deus em grupo

Você conhece mesmo o impacto do jornalismo?

A informação em que você pode confiar é a mesma que contribui para uma sociedade melhor.

Apoie a Gazeta Sua assinatura pode ser ainda melhor

Escolhendo o plano Premium, você navega sem propaganda e ganha mais um login para compartilhar com quem quiser.

Experimente A informação importa

Esta é uma das dezenas de reportagens, análises, orientações e outros conteúdos que a Gazeta do Povo publica diariamente sobre a crise provocada pelo coronavírus. Encaramos de frente o desafio de informar com seriedade e transparência em um dos momentos mais difíceis da História. Este trabalho só é possível graças ao apoio de nossos assinantes, que têm acesso ilimitado a nosso site. Entre para nossa comunidade de assinantes e apoie o jornalismo profissional no momento em que a busca pela verdade pode salvar vidas.

QUERO ASSINAR Deixe sua opiniãoEncontrou algo errado na matéria?comunique erros Sobre a Gazeta do Povox Sobre a Gazeta do Povo

Fonte: www.gazetadopovo.com.br/mundo/reino-unido-e-ue-chegam-a-acordo-preliminar-pos-brexit