Agência de notícias diz que está sendo “expulsa” de Cuba pelo regime

Agência de notícias diz que está sendo “expulsa” de Cuba pelo regime

Como você se sentiu com essa matéria?

O ditador cubano Miguel Diaz Canel participa de ato político em Havana, 28 de novembroO ditador cubano Miguel Diaz-Canel participa de ato político em Havana, 28 de novembro| Foto: EFE/ Felipe BorregoOuça este conteúdo

A presidente da agência de notícias Efe, Gabriela Cañas, lamentou nesta quarta-feira que o governo de Cuba esteja “expulsando” a agência espanhola do país, com a retirada das credenciais de seus jornalistas em Havana e afirmou que a empresa começou a estudar como manter presença no país caribenho.

Cañas fez as declarações durante participação no Fórum Nueva Economía, em Madri. Ela destacou que “quase 50% das notícias” publicadas na América Latina sobre Cuba são procedentes da Efe, que está no país há quase cinco décadas, e argumentou que “talvez essa repercussão” não agrade ao regime cubano.

“Estão nos expulsando de Cuba. Não podemos atualmente, com apenas dois jornalistas, manter os padrões de qualidade que a Agência Efe oferecia até o momento no país. É muito triste”, declarou. Por isso, Cañas advertiu que a empresa está analisando possibilidades.

“Estamos começando a considerar nossa permanência na ilha. Não podemos exercer o jornalismo livremente”, ressaltou a presidente da Efe, além de acrescentar que a agência não tem qualquer interesse em deixar Cuba, mas talvez seja necessário “informar a partir de fora”.

Cañas assegurou que “infelizmente” a situação com o regime cubano não foi resolvida, apesar do apoio diplomático do Poder Executivo espanhol. Enquanto em meados de 2021 havia sete jornalistas da agência trabalhando em Havana, agora apenas dois – uma redatora e um cinegrafista – contam com credenciais de imprensa.

As complicações para a agência tiveram início quando a ditadura cubana começou a adiar, sem explicações, a concessão de um visto de imprensa para o novo representante da Efe, que foi nomeado em julho do ano passado, mas ainda não conseguiu entrar no país.

Além disso, conforme acrescentou Cañas, o Centro de Imprensa Internacional retirou em novembro as credenciais de todos os profissionais da Efe em Cuba.

“Ficamos sem testemunhas na ilha”, frisou.

A entidade cubana devolveu duas credenciais horas depois, mas desde então a situação estagnou. Havana garantiu que devolveria as licenças “de boa vontade”, como a Efe publicou em novembro, mas até agora isso não aconteceu.

“Já pedimos mil vezes que nos deixem trabalhar lá”, afirmou Cañas.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR