Biden vê “início de invasão” na Ucrânia e anuncia sanções contra a Rússia

Biden vê “início de invasão” na Ucrânia e anuncia sanções contra a Rússia

Como você se sentiu com essa matéria?

Presidente americano anunciou “bloqueio total” a duas grandes instituições financeiras russas, “sanções abrangentes” à dívida do país e a oligarcas próximos do Kremlin| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEWOuça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (22) a imposição da primeira rodada de sanções econômicas contra a Rússia, com o objetivo de isolar Moscou do sistema financeiro ocidental.

“Este é o início de uma invasão da Ucrânia (…). Então, começarei a impor sanções em resposta”, disse Biden em um discurso na Casa Branca.

As sanções são uma resposta ao reconhecimento por parte da Rússia da independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, e ao envio de tropas russas para a região de Donbass.

Biden anunciou “bloqueio total” a duas grandes instituições financeiras russas, “sanções abrangentes” à dívida soberana do país e a oligarcas próximos do Kremlin e seus familiares.

“Isso significa que tiramos o governo da Rússia do sistema financeiro ocidental”, disse Biden. “Ele não pode mais obter dinheiro do Ocidente e também não pode negociar novas dívidas em nossos mercados ou nos mercados europeus.”

A respeito das medidas contra oligarcas russos, o presidente americano apontou que “eles compartilham os jogos corruptos das políticas do Kremlin e devem compartilhar a dor também”.

Biden informou que sanções mais duras estão sendo preparadas. “Se a Rússia for mais longe com essa invasão, estamos preparados para ir mais longe com as sanções”, afirmou Biden.

Nesta terça-feira, ele recebeu o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, a quem prometeu assistência em questões de segurança e econômicas.

Em comunicado, a Casa Branca informou que o presidente americano reafirmou perante Kuleba o “compromisso dos Estados Unidos com a defesa da soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Biden detalhou ao representante da diplomacia ucraniana as sanções que Washington decidiu impor à Rússia. “Também afirmou que os Estados Unidos continuarão a fornecer assistência de segurança e apoio macroeconômico para ajudar a Ucrânia”, explicou o comunicado.

A Casa Branca ressaltou ainda que Biden responderá “de forma rápida e decisiva” a qualquer futura agressão russa contra a Ucrânia, e o fará em coordenação com seus aliados europeus.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR