Correligionários de Castillo apresentam projeto para reduzir seu mandato em três anos

Correligionários de Castillo apresentam projeto para reduzir seu mandato em três anos

Como você se sentiu com essa matéria?

Presidente peruano já sobreviveu a dois pedidos de impeachment e este mês enfrentou grandes manifestações que pediam sua saída| Foto: EFE/Paolo AguilarOuça este conteúdo

Um parlamentar do Peru Livre, partido do presidente peruano, Pedro Castillo, apresentou nesta quinta-feira (28) no Congresso do país um projeto que propõe antecipar as eleições gerais para 2023, reduzindo os mandatos do atual chefe do Executivo e dos integrantes do Legislativo, que iriam até 2026.

O autor da proposta é Pasión Dávila e o projeto já tem apoio de outros parlamentares do Peru Livre. Segundo informações da rádio RPP, as justificativas para a redução dos mandatos são a crise política no Peru, pesquisas que apontam altos índices de reprovação do Executivo e do Legislativo e levantamentos que indicam que grande parte da população é favorável a eleições antecipadas.

A proposta legislativa configuraria uma disposição especial transitória na Constituição – esta semana, o próprio Castillo encaminhou ao Congresso peruano uma proposta de reforma constitucional, que prevê que a convocação de uma assembleia constituinte seja votada em referendo.

Caso o projeto de Dávila seja aprovado, o presidente teria um prazo de 48 horas para convocar novas eleições gerais, a serem realizadas em março de 2023.

No final de março, Castillo sobreviveu ao segundo pedido de impeachment em menos de um ano (assumiu a presidência em julho de 2021), o oitavo processo deste tipo que um presidente peruano enfrentou desde 1992, mas que fracassou porque a oposição não conseguiu o número mínimo de votos.

Este mês, o presidente peruano enfrentou uma onda de protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis, manifestações que também pediam a sua saída.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR