Cidade francesa libera espécie de burca na piscina (e topless)

Cidade francesa libera espécie de burca na piscina (e topless)

Como você se sentiu com essa matéria?

Protesto pelo uso do burquíni na prefeitura de Grenoble, no ano passado| Foto: Instagram/Alliance CitoyenneOuça este conteúdo

A cidade francesa de Grenoble aprovou nesta segunda-feira (16) um projeto de lei que vai permitir que mulheres nadem nas piscinas municipais com o burquíni: uma versão da burca para a água. Curiosamente, o documento também prevê a autorização do nado com os seios de fora.

Para o prefeito, Éric Piolle, trata-se de um “progresso social”. “Isso permite que as mulheres nadem de topless ou com um maiô maior que cubra o corpo. Por fim, é uma luta coerente, que visa não impor limites ao vestuário das mulheres”, defende Piolle.

Conhecido por unir comunitarismo de esquerda e ideologia ecologista, Piolle foi reeleito em 2020 apostando nas propostas que agradavam à Aliança Cidadã (Alliance Citoyenne). A associação milita pelo uso do burquíni nas piscinas públicas desde 2019.

Sob o pretexto de promover a liberdade para as mulheres, o documento na verdade pode, segundo opositores, contribuir muito mais com o islamismo do que com o laicismo ou qualquer outra ideologia. Políticos e outras personalidades francesas relacionam a aprovação do acessório ao “islamogauchisme”, o islã-esquerdismo.

Oposição de todos os lados

Na oposição da direita, o conselheiro municipal, Alain Carignon, pede por um referendo que avalie a opinião dos moradores de Grenoble sobre o assunto. “Nenhum prefeito tem o direito de mudar os costumes e valores de uma cidade”, aponta.

Em parte da esquerda francesa, a proposta também recebe críticas. De acordo com a presidente do grupo socialista do conselho municipal de Grenoble, Cécile Cénatiempo, “existe o risco de que algumas mulheres se sintam obrigadas a vestir o burquíni no futuro, por pressão social. E isso é inadmissível”, desabafa.

A colunista de política Céline Pina escreveu em artigo publicado no jornal Le Figaro que “o burquíni não é um simples acessório de moda, mas uma referência a uma adesão ideológica e a uma cultura religiosa muito forte”. Além disso, ela reforça que ceder a uma ideologia que “impõe que a mulher esconda seu corpo sob pretexto de estar impura é uma ameaça aos direitos humanos”.

O debate vai além de Grenoble. O presidente da região Auvergne-Rhône-Alpes, Laurent Wauquiez, anunciou no Twitter que todo subsídio à cidade seria cortado se a lei fosse aprovada. “Nenhum centavo vai financiar a submissão ao islamismo”, publicou o político.

Vestimenta islâmica no futebol feminino

A Aliança Cidadã, que pede pelo direito ao burquíni, também apoia as “hijabeuses”, jogadoras de futebol conhecidas por utilizarem o hijab – véu que cobre orelhas, pescoço e cabelo.

O movimento pede que o acessório possa ser utilizado durante os jogos. Por enquanto, a principal briga do grupo é com a Federação Francesa de Futebol, que, ao contrário da Fifa, não autoriza o uso. “São apenas mulheres que querem jogar com todo o mundo”, diz a advogada do coletivo, Marion Ogier.

Por sua vez, a escritora Naëm Bestandji, bastante influente na França sobre assuntos ligados aos direitos das mulheres, opina: “Elas não são proibidas de entrar em campo. Só o véu é, assim como qualquer acessório que carregue uma mensagem ideológica”. Por fim, a escritora reforça que o movimento trata de “vitimização permanente, desvio de slogans femininos e fusão do radicalismo islamista”.

Na França, o termo islã-esquerdismo (islamogauchisme) foi utilizado pela primeira vez em 2002 pelo sociólogo Pierre-André Taguieff. Ele fez referência à extrema esquerda que destaca sistematicamente os muçulmanos como uma minoria oprimida.

Debate em Grenoble reflete realidade nacional

A polêmica da proposta que fez parte da campanha para a eleição do prefeito de Grenoble é debatido em todo o país há anos. E a discussão, na verdade, não é apenas sobre o uso de um acessório religioso.

Os debates entre personalidades e políticos das mais diferentes posições sociais refletem o que está escancarado nas ruas das cidades francesas: a oposição entre o Ocidente e o Oriente. Os franceses e os imigrantes. Duas realidades completamente distintas. E que podem ser ainda mais visíveis quando, na mesma piscina municipal, forem vistas uma mulher com os seios de fora e uma outra coberta com o burquíni.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR