Ministro de Boric renuncia em meio ao escândalo dos convênios no Chile

Ministro de Boric renuncia em meio ao escândalo dos convênios no Chile

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

O agora ex-ministro do Desenvolvimento Social e Família do Chile, Giorgio Jackson, é investigado no chamado Caso Convênios, que abala o governo Boric| Foto: EFE/Alberto ValdesOuça este conteúdo

O ministro do Desenvolvimento Social e Família do Chile, Giorgio Jackson, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (11), em reunião com o presidente Gabriel Boric no Palácio de La Moneda, em Santiago.

Jackson é investigado no chamado Caso Convênios: segundo o Ministério Público do Chile, mais de 30 fundações estão sendo investigadas por supostamente terem recebido subvenções públicas irregulares de governos regionais e secretarias ministeriais regionais em várias regiões do país. O agora ex-ministro será intimado a depor no processo.

“O Chile está cansado de nos ver brigar […]. Me afasto depois de constatar que minha presença no gabinete foi ocupada pela oposição política como desculpa para não avançar nos acordos que o Chile exige”, disse Jackson, em declarações publicadas pela CNN Chile.

“Apresentei minha renúncia ao presidente de forma indeclinável, porque estou convencido de que, por mais injusto que seja, ações e ambientes devem ser gerados para promover acordos”, afirmou o ex-ministro. A subsecretária de Avaliação Social, Paula Poblete Maureira, assumirá o cargo.

No X, novo nome do Twitter, Boric escreveu que “o Chile e os habitantes de nossa pátria vêm em primeiro lugar”. “Aceito a renúncia de Giorgio Jackson como um gesto de generosidade para ajudar a melhorar o clima político e avançar as reformas. Como o próprio Giorgio disse, as pessoas estão cansadas de brigar. É hora de fazer acordos”, escreveu o presidente.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR