Juros: Haddad defende corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic

Juros: Haddad defende corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic

Valter Campanato/Agência Brasil – 08/08/2023 Fernando Haddad defende corte maior na taxa de juros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu neste sábado (2) o corte da taxa Selic em 0,75 ponto percentual (p.p.). Atualmente, a taxa básica de juros da economia brasileira está em 13,25% ao ano,  após corte de 0,5 p.p. no início de agosto.

“Todo esforço fiscal que o governo fizer vai ser bom e pode sinalizar ao Banco Central que é hora de cortar os juros não em meio porcento, mas em 0,75 ponto porcentual”, disse Haddad em evento realizado pela XP Investimentos em São Paulo.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), órgão que define a Selic, está marcada para os dias 19 e 20 de setembro. A queda  de 0,5 p.p. de agosto foi a primeira em três anos, e veio após muita pressão do governo.

Em sua fala neste sábado, Haddad disse que o ciclo de cortes poderia ter sido iniciado antes, em maio ou junho. Apesar disso, o ministro disse que a Fazenda e o BC trabalham “sob um ponto de vista em comum”, e que novas reduções dos juros já estão contratadas.

Na ata da última reunião do Copomo órgão afirma que fará novos cortes nos juros, mas diz ser “pouco provável uma intensificação adicional do ritmo de ajustes”.

Fonte: ECONOMIA.IG.COM.BR