Primeiro voo de resgate de brasileiros chega a Israel nesta terça

Primeiro voo de resgate de brasileiros chega a Israel nesta terça

Voo chega a Tel Aviv por volta das 8h (horário de Brasília) e retorna ao Brasil às 12h com 210 brasileiros.| Foto: sgt. Müller Marin/FABOuça este conteúdo

O primeiro avião enviado pelo governo para a repatriação de brasileiros que estão em Israel deve chegar em Tel Aviv ainda na manhã desta terça (10), por volta das 8h (horário de Brasília), e retornará ao Brasil às 12h. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), serão trazidos 210 pessoas que estão a passeio ou a trabalho no país do Oriente Médio.

O governo nomeou a operação de “Voltando em Paz”. Entre os passageiros que serão resgatados neste primeiro voo estão membros de uma caravana religiosa que estavam em Jerusalém e tiveram os voos cancelados.

Este primeiro voo está previsto para chegar em Brasília na madrugada de quarta (11). O pastor Bueno Junior, que conduzia a peregrinação, explicou que um ônibus fretado pelo governo resgatou os peregrinos na cidade de Jerusalém e os levou a Tel Aviv para serem repatriados.

“A peregrinação terminou na sexta e voltaríamos ao Brasil no sábado. À tarde fomos para o aeroporto e tínhamos duas reservas, uma com 23 passageiros e outra com 13. A companhia confirmou o embarque dos 13, mas cancelou o dos outros 23, porque o voo que nos levaria não chegou”, disse à rádio CBN.

O grupo é composto por moradores de Araguaína, Palmas e Imperatriz (MA) e Parauapebas (PA).

Há ainda mais quatro voos programados para esta semana, sendo que o segundo decolou na tarde desta segunda (9). Este deve chegar a Tel Aviv também nesta terça (10), à tarde, com retorno pouco depois e previsão de chegada na noite de quarta (11) no Rio de Janeiro com mais 210 passageiros.

Os próximos voos estão marcados para decolar até o final de semana. Pelo menos 2,2 mil brasileiros que estão em Israel já pediram resgate ao governo, com prioridade aos que moram no Brasil ou parentes e estavam a passeio. Ao todo, o governo prevê que serão necessários ao menos 15 voos para resgatar todos os brasileiros.

Também há um apelo para que o governo resgate 25 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, em condições de muita dificuldade sem abastecimento de água e luz e falta de comida e suprimentos. As autoridades informaram que aguardam uma autorização do governo egípcio para abrir um caminho na fronteira para resgatar os brasileiros na região.

Os ataques do Hamas contra Israel já vitimou cerca de 1,6 mil pessoas desde sábado (7), sendo 900 israelenses e 770 palestinos segundo o exército do país.

Deixe sua opinião

Compartilhe a sua opinião! Conte-nos porque você se sentiu assim. Envie um comentário.

Mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR