Lula ironiza presidente da Petrobras sobre unidade no Oriente Médio

Lula ironiza presidente da Petrobras sobre unidade no Oriente Médio

Divulgação Lula em uma estação da Petrobras após a descoberta do Pré-Sal


Neste domingo, em Dubai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, tem uma mente “muito fértil”. O posicionamento é uma resposta ao comunicado de Prates sobre a chance de a empresa estatal abrir uma unidade no Oriente Médio.

“Primeiro, você deve fazer essa pergunta para o Jean Paul Prates. Porque eu não fui informado de que gente vai criar uma Petrobras aqui [no Oriente Médio]. Como a cabeça dele é muito fértil, e ele pensa numa velocidade de Fórmula 1, e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, eu preciso aprender o que é isso que ele vai fazer”, ironizou Lula.

“A Petrobras não vai deixar de prospectar petróleo. É importante lembrar isso. Porque o combustível fóssil ainda vai funcionar durante muito tempo na economia mundial. Mas, ao mesmo tempo, a Petrobras vai se transformar numa empresa não de petróleo apenas, mas numa empresa que vai cuidar da energia como um todo”, acrescentou.

“Eu vou conversar com ele [Prates]. Você me deu uma bela informação”, completou ao conversar com jornalistas ao fim da COP 28.


O anúncio de Prates

Na sexta (1°), em entrevista a Bloomberg News, Prates disse que a Petrobras fará um estudo de uma subsidiária para fortalecer relações comerciais na área do golfo Pérsico.

O Brasil é responsável por produzir mais de 3 milhões de barris de petróleo diariamente, quase a mesma quantidade que Irã e Mirados Árabes Unidos, que fazem parte da Opepe.

“O Brasil não será membro efetivo da Opep nunca porque nós não queremos. Agora, o que nós queremos é influir”, declarou Prates.

Fonte: ECONOMIA.IG.COM.BR