Unicamp 2024: Abstenção no primeiro dia da 2ª fase foi de 7,8%

Unicamp 2024: Abstenção no primeiro dia da 2ª fase foi de 7,8%

Antonio Scarpinetti/Unicamp Unicamp


O primeiro dia da 2ª fase do vestibular 2024 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que ocorreu neste domingo (3), registrou uma abstenção de 7,8%, apresentando um leve aumento em comparação ao ano anterior, que alcançou 7,6%.

Apesar do aumento, o resultado é considerado estável, especialmente levando em conta o incremento na base de estudantes convocados para esta edição. Destaca-se que a decisão de realizar a 2ª fase em dezembro contribuiu para o engajamento e a presença dos candidatos.

A prova foi aplicada em diversas localidades, incluindo Campinas e São Paulo, além de 15 cidades do interior paulista. Houve também aplicação em capitais como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Curitiba apresentou o maior índice de abstenção, atingindo 37,8%, um resultado que pode ser explicado pela realização de um vestibular estadual na mesma data.

Em contrapartida, outras capitais como Fortaleza (CE) registraram uma diminuição significativa na abstenção, passando de 14,4% para 8,6% neste ano. Salvador (BA) apresentou uma abstenção ainda menor, alcançando 5,9%.

O processo seletivo chegará ao fim nesta segunda (4).


Unicamp

A prova abrangeu temas diversos e exigiu conhecimentos em português, inglês, ciências da natureza e literatura.

Os candidatos tiveram que escolher entre duas propostas de redação. A primeira opção era redigir uma carta de denúncia sobre trabalho análogo à escravidão, enquanto a segunda propunha um discurso sobre refugiados.

Ambas as opções demandavam não apenas habilidades redacionais, mas também uma análise crítica e reflexiva dos temas propostos.

A dificuldade da prova foi classificada como “média” pelos participantes, que enfrentaram questões dissertativas em português, inglês e ciências da natureza. Os temas abordados na redação incluíram situações atuais.

Dentre os destaques da prova, estava um texto da renomada jornalista Glória Maria sobre “dororidade”. Além disso, foram abordadas questões contemporâneas, como o uso do pronome neutro, a inteligência artificial representada por ChatGPT, e referências literárias, como ‘Alice no País das Maravilhas’.

A prova de ciências da natureza trouxe temas relevantes, como um smartwatch medindo pressão arterial, questões sobre microplásticos, neoliberalismo, meritocracia, Cartola, Escola de Samba Mangueira e os desafios enfrentados pelos povos indígenas.

A segunda etapa do vestibular, dividida em dois dias, compreendeu provas de redação, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, língua inglesa e ciências da natureza.

O cronograma estabelece a divulgação da primeira chamada em janeiro de 2024, com matrículas online nos dias 30 e 31 do mesmo mês. O início do semestre letivo está previsto para março, com até oito chamadas.

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR