Sem errar no corte: veja qual estilo de franja é ideal para o seu rosto

Alto Astral

Sem errar no corte: veja qual estilo de franja é ideal para o seu rosto Reprodução: Alto Astral Sem errar no corte: veja qual estilo de franja é ideal para o seu rosto

Franjas nunca saem de moda e são capazes de potencializar a beleza de qualquer mulher. Em tempos de pandemia, em que o ideal é ficar em casa, são poucas as pessoas que não quiseram se arriscar no corte de franja caseiro. Quem passou por essa situação sabe que o objetivo era um só: transformar o visual.

É por isso que é bom ficar atenta na hora de definir o tipo de corte, pois será por meio dele que você irá transmitir o seu próprio estilo e a sua personalidade.

Estilos de franjas x formatos de rosto

Quem nunca ouviu falar que as mulheres que têm o rosto arredondado devem fugir dos cortes de franja reta? Entretanto, para a cabeleireira e maquiadora Virgínia Barbosa, você pode quebrar as regras e escolher o corte que você deseja. “A pessoa tem que escolher a franja que ela se sinta bem”.

Virgínia também relatou que a moda atual resgatou algumas franjas dos anos 80. “O corte estilo mullet e o shaggy é perfeito tanto para os cabelos lisos quanto para os cacheados”.

Confira as opções de cortes de franja para você arrasar no visual:

Franja assimétrica

Deixa o visual mais ousado já que o corte fica mais bagunçado. Além disso, o estilo é bem versátil, você pode usar a franja assimétrica partida no meio, para o lado ou o tradicional, para a frente. Os rostos que ficam mais harmonizados com esse corte são o triangular e o redondo.

Franja em cabelo cacheado

De acordo com Virgínia, não há segredo na franja em cabelo cacheado. Em geral, o corte não é totalmente reto e você pode apostar no estilo shaggy, em que cada metade da franja fica para um lado. Contudo, o ideal é sempre seguir o desenho natural do cacho.

A dica da Virgínia para as cacheadas que querem cortar o cabelo em casa é: cortar a franja com o cabelo seco. Dessa forma, você saberá o tamanho certo do corte, mas nada de esticar os cachos, viu?

Você viu?

Para cuidar da franja com textura, você pode escolher um creme para pentear ou mousse, de acordo com o tipo de fio. “Se o cabelo for mais oleoso, eu recomendo usar um mousse, porque ele dá um efeito mais seco no cabelo. Lave o cabelo normalmente, passe o creme para pentear ou o mousse, depois amasse bem o cabelo e deixe-o secar naturalmente”, afirma a cabeleireira.

Reprodução / @virginiabarbosamua Reprodução / @ virginiabarbosamua

Franja Cortininha

Também chamada de Curtain bangs, essa franja não tem mistérios, seu estilo é repartido no meio. Para deixar o visual mais elegante, os cabelos no centro são menores que as laterais. A melhor parte desse corte é que ele é considerado o ideal para todos os tipos de rostos.

Franja estilo cortininha Reprodução / @ majutrindade

Franja baby bangs

Este corte você pode deixá-lo retinho ou desfiado, então aposte no visual que mais combina com a sua personalidade. Entre todos os estilos de franja, a baby bangs é a que divide opiniões, afinal sua estética é fora do convencional. Isso porque ela é a franja mais curtinha de todas, ficando geralmente na metade da testa. Como a franja ajuda a deixar o rosto mais longo, ela é indicada para os rostos redondos e quadrados.

Franja baby bangs Reprodução / @ biancafbin

Se você tem o cabelo liso ou tem fios mais finos, para deixar sua franja mais radiante o ideal é deixar que o cabelo seque naturalmente. Já as franjas com redemoinho ou onduladas precisam da ajuda do secador e de uma escova redonda para deixar os fios alinhados.

Colaboradora: Cabeleireira e maquiadora Virgínia Barbosa.

Fonte: DELAS.IG.COM.BR