Gestantes da região central de Rondônia são contempladas com kits enxovais do Programa Mamãe Cheguei

O Programa Mamãe Cheguei fortalece o vínculo familiar e beneficia gestantes com a entrega de kits enxovais completos

As entregas dos kits enxovais  do Programa Mamãe Cheguei, criado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), continuam acontecendo em todo o Estado de Rondônia. Dessa vez, as gestantes beneficiárias dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso foram contempladas com a entrega de 90 kits do 1º lote.

A entrega contou com o apoio dos municípios, que ajudaram na preparação e acompanhamento das gestantes. Tudo foi pensado para melhor atender às futuras mamães, e a expectativa, segundo a primeira–dama e secretária da Seas, Luana Rocha é que até o final de 2020 cerca de quatro mil kits sejam entregues.

 

“O Mamãe Cheguei busca aproximar os laços entre mãe e filho que são acompanhados pelo programa desde a gestação até o nascimento do bebê”, destacou a secretária.

 

Com o programa Mamãe Cheguei, a gestante também é incentivada a realizar consultas do pré-natal, parto e nascimento, contribuindo assim com a diminuição da mortalidade materna e neonatal, e beneficiando a gestante com a entrega de kits enxovais completos para auxiliar nos primeiros cuidados com o bebê. Priscila Ramalho, do município de Vale de Paraíso, está entre as contempladas com o kit enxoval. Ela está grávida de oito meses e relata a preocupação com a gravidez, por ser de risco, e pela falta de recursos para comprar os produtos essenciais para os primeiros cuidados do bebê.

“Nem eu, nem meu esposo, tínhamos condições de comprar um kit como esse que a Seas nos entregou. Só tenho a agradecer”, comemorou a gestante.

imagem11-09-2020-13-09-05

Em Mirante da Serra, as gestantes também receberam os kits completos

CADASTRO PARA a 2ª FASE

A etapa de cadastramento para a 2ª fase do Programa Mamãe Cheguei encerrou na última sexta-feira (5). As beneficiárias tiveram cerca de um mês para realizar o cadastro nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios. Para participar do programa, a gestante precisava apenas cumprir os requisitos de participação: Estar com até 22 semanas de gestação (seis meses), estar em situação de vulnerabilidade social e inscrita no Cadastro Único (CadUnico). Além disso, devem estar sendo acompanhadas pela rede municipal do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e estar com o pré-natal em dia.

MAIS KITS ENXOVAIS 

Nesta primeira etapa, a Seas entregou mais de 1.500 kits enxovais para gestantes em Rondônia e mais kits são esperados para serem entregues aos municípios. O kit enxoval é composto por: um travesseiro, um jogo de lençol com três peças, dez fraldas de tecido, três jogos de pagões, um macacão longo sem pé, um macacão curto, três conjuntos de camisetas sem manga e mijão, quatro pares de meia, um cueiro, uma toalha de banho com capuz, uma bolsa maternidade, três camisetas sem manga, um sabonete para bebê em barras, três sapatinhos, duas fitas adesivas, duas calças plásticas nº 3, duas calças plásticas nº 2, 50 fraldas descartáveis e uma banheira.

Fonte: www.rondonia.ro.gov.br/gestantes-da-regiao-central-de-rondonia-sao-contempladas-com-kits-enxovais-do-programa-mamae-cheguei