CRISE NA SAÚDE: Rondônia pede ajuda para transferir pacientes para outros estados

O secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, participou de uma reunião com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho de secretários estaduais de saúde (Conass), neste sábado (23) e solicitou a transferência de pessoas infectadas com coronavírus para outros estados.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.  Segundo a reportagem, o pedido se deu após o Estado de Rondônia atingir 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Ainda segundo a Folha, Rondônia teria 42 pessoas na fila aguardando liberação de leitos para internação na UTI.  

A situação se agravou devido às festas de fim de ano e também por chegada de pacientes do Amazonas, que buscam atendimento em Rondônia, pois a capital Manaus, vive um drama devido à falta de oxigênio e leitos de tratamento intensivo. 
Saúde da capital colapsada 

 Na manhã deste sábado, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), disse em entrevista coletiva que a capital já está com todos os leitos de UTI ocupados e que não há como internar mais nenhum paciente. 

Hildon afirmou que se alguém precisar de leito para sobreviver, no momento não terá e poderá chegar a óbito.

  Só na capital, são 70 leitos de UTI disponíveis para pacientes em estado grave, tanto por COVID-19, quanto por outra doença.  

Rondônia recebeu no início da semana, quase 50 mil doses da vacina CoronaVac.

O Estado já repassou os imunizastes às regionais que estão fazendo a entrega aos municípios e vacinando os profissionais de saúde.

Rondoniaovivo