Qual a diferença entre declaração completa e simplificada?

IRPF

Giovana Pignati IRPF | Qual a diferença entre declaração completa e simplificada?

Todo começo de ano é a mesma coisa: você precisa juntar a papelada para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e algumas dúvidas pairam no ar. Para evitar que caia em malha fina, é fundamental preencher todas as informações de maneira correta, então conheça agora as diferenças entre declaração completa e simplificada.

Declaração completa x declaração simplificada

Logo de cara, é bom explicar que os dois modelos se diferem entre si devido à quantidade de despesas dedutíveis de cada contribuinte. O modelo completo é direcionado para quem possui mais despesas para abater e mais de uma fonte de renda, enquanto a declaração simplificada é para quem tem poucos gastos e apenas uma fonte de renda. Confira as principais diferenças.

Declaração simplificada


Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Declaração completa

Como escolher o melhor modelo?

O contribuinte deve preencher o programa da declaração com todos os dados disponíveis, principalmente despesas que podem aumentar o valor da restituiçãocomo saúde, educação, previdência privada e dependentes. Assim que os dados tiverem sido inseridos corretamente, é possível consultar o item “Opção pela Tributação”, onde será possível visualizar a opção mais vantajosa.

Se você ainda tem dúvidas, veja quem precisa declarar e quem está isento e também quando começam a ser pagos os lotes da restituição .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR