Como remover uma conta Google de um celular formatado

Como remover uma conta Google de um celular formatado

André Lourenti Magalhães Como remover uma conta Google de um celular formatado

Caso você tenha cadastrado uma conta do Google num celular que foi formatado recentemente, é possível remover esse registro de forma remota a partir de outro aparelho confiável. A mudança garante que a sua conta fique conectada apenas em dispositivos que você usa com frequência.

O que acontece com a conta quando o celular é formatado?

Formatar um celular remove todos os acessos conectados ao aparelho, independentemente de usar Android ou iOS: você precisa fazer login em todas as plataformas de novo ou pelo menos ativar um backup após restaurá-lo às configurações de fábrica. A conta do Google não fica salva no dispositivo após esse processo — e vale lembrar que a configuração inicial de um aparelho Android exige o login.

Porém, é muito importante remover as credenciais de um celular formatado por um motivo de segurança. O Google usa um sistema de confirmação em duas etapas que pode enviar uma notificação a um smartphone para confirmar uma tentativa de acesso.


CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Se você não removeu o aparelho da sua conta, não é possível acessar essas informações e concluir a verificação — a não ser que você tenha cadastrado um endereço de e-mail secundário ou número de celular alternativo. Em resumo: o celular se desconecta da conta, mas a conta ainda tem vínculo com um aparelho que não pode mais ser acessado. Logo, é importante manter os dados atualizados para evitar a dor de cabeça.

Como desconectar a conta Google de um celular formatado

O procedimento pode ser feito via site ou aplicativo do Google para celulares ( Android | iOS ), Siga estes passos:

  • Acesse myaccount.google.com ou abra as configurações da conta Google pelo celular;
  • Selecione a aba “Segurança”;
  • Procure pela aba “Seus Dispositivos”;
  • Toque em “Gerenciar todos os dispositivos”;
  • Selecione o celular formatado;
  • Pressione “Sair”;
  • Confirme a ação.
  • Se o celular antigo ainda está configurado para a verificação em duas etapas, você pode conferir o passo a passo para usar e-mail ou SMS para recuperar a conta do Google .

    Leia a matéria no Canaltech .

    Trending no Canaltech:

    Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR