WhatsApp Business x Telegram Business: qual é melhor?

WhatsApp Business x Telegram Business: qual é melhor?

André Lourenti Magalhães WhatsApp Business x Telegram Business: qual é melhor?

WhatsApp Business e Telegram Business são duas soluções para gerenciar contas empresariais ou de profissionais autônomos a partir dos respectivos mensageiros. Uma conta profissional nesses apps tem direito a recursos exclusivos, como mensagens automáticas e informações sobre horário de funcionamento no perfil.

O WhatsApp possui uma versão Business desde 2018, enquanto o rival Telegram adotou um modelo similar apenas em 2024. O objetivo é simples: facilitar o atendimento aos clientes pelo app e com mais ferramentas do que uma conta pessoal.

WhatsApp Business ou Telegram Business?

O Canaltech comparou ambas as plataformas e traz o diferencial de cada aplicativo para empresas:


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTubetodo dia tem vídeo novo para você!

Recursos disponíveis

WhatsApp Business e Telegram Business compartilham muitas funções parecidas, especialmente na hora de atender clientes. Ambos permitem criar uma resposta automática de saudação, para dar as boas vindas a um novo atendimento, e de ausência, para clientes que entram em contato fora do horário comercial.

As contas podem mostrar detalhes básicos sobre o negócio, como o endereço e o horário de funcionamento durante a semana. Por fim, os administradores ainda conseguem organizar as conversas por etiquetas, para separar os tipos de atendimento, e usar uma lista de respostas rápidas.

Porém, existem alguns recursos específicos para cada produto. Enquanto o WhatsApp leva vantagem ao incluir um catálogo de produtos, o Telegram possui opções que destacam a conta dentro do próprio aplicativo.

Compare cada plataforma:

Função Telegram Business WhatsApp Business Usar foto de capa no perfil ❌ ✅ Colocar endereço e horário de funcionamento no perfil ✅ ✅ Mensagens automáticas de saudação e ausência ✅ ✅ Atalho de respostas rápidas ✅ ✅ Etiquetas para identificar conversas ✅ ✅ Destaque do perfil nos Stories ✅ ❌ Emoji de status ✅ ❌ Catálogo de produtos ❌ ✅ Quantidade de administradores da conta 1 Até 4 na versão gratuita

Nesse caso, o WhatsApp leva vantagem por oferecer um espaço de catálogo dentro do próprio mensageiro, o que evita o processo de abrir um link externo para conferir a lista de produtos.

Além disso, a conta Business do Zap pode ser acessada por até quatro dispositivos ao mesmo tempo e ajuda a garantir que sempre haverá alguma pessoa responsável pelos atendimentos. O Telegram permite que você acesse a mesma conta em vários dispositivos e não estipula um limite de login .

Compatibilidade

Ambos os serviços podem ser acessados via Android, iOS e navegador, mas há uma vantagem ao Telegram nesse sentido: a versão Business está disponível no mesmo aplicativo da versão convencional do mensageiro e nos respectivos clientes para Linux, macOS e Windows. No caso do WhatsApp, é necessário baixar um aplicativo separado para acessar todas as ferramentas profissionais.

O mensageiro da Meta não permite que você tenha uma conta pessoal e outra profissional no mesmo número — dessa forma, ao trocar pela segunda opção, o usuário precisa baixar o WhatsApp Business para acessar todas as conversas.

Preço

O WhatsApp Business é gratuito e qualquer pessoa pode converter uma conta para a versão profissional (inclusive, é possível usá-lo para fins pessoais ). Há uma versão paga oferecida pelo mensageiro, que cria uma página de acesso disponível na busca do Google e aumenta o limite de administradores para 10 dispositivos, mas a assinatura é opcional.

O Telegram, por sua vez, só oferece a versão Business a partir de uma assinatura paga, com preços a partir de R$ 15,90 por mês. Nesse cenário, ponto para o WhatsApp.

Qual vale a pena?

Antes de um veredito, vale a pena destacar o que há de melhor em cada serviço.

No caso do WhatsApp Business, os pontos positivos são:

As vantagens do Telegram Business são:

Mesmo com muitos recursos em comum, o WhatsApp ainda é uma opção mais vantajosa — o mensageiro da Meta é o mais usado no Brasil, então faz sentido estar na plataforma em que a maioria dos potenciais clientes também usam. Além, é claro, de funcionar gratuitamente.

O Telegram Business vale a pena em alguns casos específicos, como empresas e profissionais que atendem a maioria dos clientes a partir do próprio mensageiro. Caso contrário, não vale a pena pagar por uma assinatura que oferece recursos que também estão no concorrente que não cobra nada por isso.

A disputa não fica apenas nas contas profissionais: você também pode conferir o que o Telegram faz melhor do que o WhatsApp e as vantagens do Zap contra o rival azul .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR