Sorveterias do Pará e da Bahia estão entre as 100 melhores do mundo

Sorveterias do Pará e da Bahia estão entre as 100 melhores do mundo

Reprodução/Instagram – 25.07.2023 Sorveteria Cairu, em Belém (PA) e a Sorveteria da Ribeira, em Salvador (BA)

Duas sorveterias do Brasil entraram para a seleção dos 100 mais icônicos estabelecimentos do tipo no mundo graças a qualidade de suas receitas geladas, divulgado na última sexta-feira (21) pela enciclopédia gastronômica TasteAtlas.

No lugar dos estabelecimentos do eixo São Paulo-Rio — já diversas vezes privilegiado por outras avaliações da publicação —, foram contempladas nesta edição sorveterias do Norte e do Nordeste brasileiros que agora fazem parte da elite da produção de sorvete internacional. São elas a Cairu, em Belém (PA) e a Da Ribeira, em Salvador (BA).

https://www.instagram.com/p/Cu-DTjfofAP/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

“Cada variedade é moldada por ingredientes regionais, técnicas e influências culturais”, justifica o Atlas ao elencar diversas variações da massa gelada — do gelado à dondurma. A publicação ressaltou que os estabelecimentos foram escolhidos por terem deixado “uma marca indelével no cenário global de sobremesas”, por terem “aprimorado seu ofício por mais de um século” e até oferecem combinações inventivas.

Para esta lista, excepcionalmente, o TasteAtlas não divulgou notas dos sorvetes ou sorveterias, nem os elencou em uma ordem particular como em outras seleções. No entanto, suas avaliações costumam ser largamente baseadas na opinião do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou “nacionalistas”.

A Cairu, em Belém, foi considerada “mais do que uma simples sorveteria, um símbolo do orgulho regional e uma embaixadora dos sabores da Amazônia para locais e visitantes”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sorveteria Cairu (@sorveteriacairu)

Segundo o Atlas, seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da região, exibindo seus aromas únicos. Para a publicação, o sabor mais icônico do cardápio da Cairu é o açaí, “que é bem amado pelo seu gosto característico que equilibra perfeitamente o doce e a acidez”.

Já a Sorveteria da Ribeira, em Salvador, já foi eleita por Wagner Moura e Fernanda Paes Leme para se refrescar na capital baiana, mas também é querida por turistas por estar localizada em uma área “cartão postal” da cidade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sorveteria da Ribeira (@sorveteriadaribeira)

Apesar de o TasteAtlas ter destacado seu sorvete de tapioca como o mais interessante do cardápio por utilizar autêntica farinha de tapioca na massa, ela é bastante reconhecida — inclusive pela publicação — pela variedade de gelados à base de frutas brasileiras, um de seus pontos fortes.

Para conferir a seleção completa da publicação com as melhores sorveterias do mundo, país a país, é só consultar o site do TasteAtlas.

*Com informações de Nossa UOL. 

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no  Facebook!

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR