AO MINUTO: Civis detidos em antiga colónia penal; NATO já recebeu pedidos

AO MINUTO: Civis detidos em antiga colónia penal; NATO já recebeu pedidos

Ao 84.º dia da invasão russa da Ucrânia, as atenções estão voltadas para os militares ucranianos que durante semanas resistiram às tropas russas no complexo siderúrgico de Azovstal – o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol. Os militares chegaram, na terça-feira, a uma antiga colónia penal na cidade de Olenivka, controlada pela Rússia, e a Amnistia Internacional já manifestou “sérias preocupações” com o seu destino.

Segundo os mais recentes dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito superior, 3.752 civis morreram e outros 4.062 ficaram feridos desde o início da invasão.

DESTAQUES

EM DIRETO

Realiza-se hoje o primeiro julgamento por crimes de guerra na Ucrânia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 5 minutos

O Ministério Público da Ucrânia vai dar início, esta quarta-feira, ao primeiro julgamento por crimes de guerra no país levados a cabo por tropas russas. Em causa está o sargento Vadim Shishimarin, de 21 anos, acusado de ter matado um civil desarmado, de 62 anos, à beira de uma estrada numa vila na região de Sumy.

Depois de ter sido adiado na passada sexta-feira, dia 13, o julgamento terá início pelas 14h locais [11h em Lisboa]. 

[Vadim Shishimarin durante a primeira apresentação no tribunal, na passada sexta-feira]© Reuters  

 

O "relacionamento sistemático" da Finlândia com a Aliança Atlântica

Márcia Guímaro Rodrigues | há 38 minutos

À semelhança da Suécia, também a Finlândia, que formalizou hoje o pedido de adesão à NATO, há vários anos que mantém um relacionamento sistemático e regular com a Aliança Atlântica, participando em operações conjuntas de manutenção de paz. Eis algumas referências para compreender melhor a cooperação da Suécia com a NATO e o poder militar deste país nórdico:

O “relacionamento sistemático” da Finlândia com a Aliança Atlântica

A Finlândia, que formalizou hoje o pedido de adesão à NATO, há vários anos que mantém um relacionamento sistemático e regular com a Aliança Atlântica, participando em operações conjuntas de manutenção de paz.

Lusa | 07:57 – 18/05/2022

A relação política e militar da 'neutral' Suécia com a NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 47 minutos

A Suécia, que juntamente com a Finlândia formalizou hoje o seu pedido de adesão à NATO, mantém com a Aliança Atlântica um diálogo político regular, participando em manobras conjuntas de paz. Veja aqui algumas referências para compreender melhor a cooperação da Suécia com a NATO e o poder militar deste país nórdico:

A relação política e militar da ‘neutral’ Suécia com a NATO

A Suécia, que juntamente com a Finlândia formalizou hoje o seu pedido de adesão à NATO, mantém com a Aliança Atlântica um diálogo político regular, participando em manobras conjuntas de paz.

Lusa | 07:48 – 18/05/2022

Human Rights Watch denuncia tortura e execuções de civis pela Rússia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 49 minutos

A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje execuções sumárias, torturas e outros abusos graves cometidos sobre civis pelas forças russas que controlam grande parte das regiões ucranianas de Kyiv e Chernihiv.

Soldados ucranianos deixam Azovstal. Eis as imagens

Márcia Guímaro Rodrigues | há 50 minutos

Novas imagens, partilhadas pelo meio de comunicação bielorrusso Nexta, mostram o momento da retirada dos soldados ucranianos retidos na siderúrgica de Azovstal, em Mariupol. O vídeo mostra os combatentes a caminhar em fila, enquanto carregam o que aparenta tratar-se de provisões.

NATO. Finlândia e Suécia entregam candidatura à adesão em dia "histórico"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram hoje de manhã os pedidos de adesão dos dois países à organização, no que o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classificou como um momento “histórico”. “Saúdo calorosamente os pedidos da Finlândia e da Suécia para aderir à NATO. Vocês são os nossos parceiros mais próximos, e a vossa adesão à NATO vai aumentar a nossa segurança partilhada. As candidaturas que apresentaram hoje são um passo histórico”, declarou Stoltenberg

Milhares de ucranianos detidos pelo exército russo numa colónia penal

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Cerca de três mil civis ucranianos foram, alegadamente, detidos pelo exército russo numa antiga colónia penal na cidade de Olenivka, perto de Donetsk. Segundo a comissária dos Direitos Humanos na Ucrânia, Lyudmyla Denisova, tratam-se de civis retirados da cidade portuária de Mariupol, sitiada há semanas pelas tropas russas.

Citada pela agência de notícias Reuters, as detenções ocorreram há cerca de um mês e entre os detidos estão 30 voluntários, que entregavam ajuda humanitária à cidade.

 

NATO. Turquia tenta extrair concessões com oposição a Suécia e Finlândia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

A Turquia, em grave crise económica, poderá pretender extrair benefícios de rever a oposição à entrada da Finlândia e Suécia na NATO, simultaneamente procurando equidistância entre Moscovo e Kiev, apesar dos fracassos na sua mediação do conflito.

EUA criam observatório para documentar e divulgar crimes de guerra russos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Os Estados Unidos criaram um “observatório”, dotado inicialmente com seis milhões de dólares, para “recolher, analisar e partilhar amplamente as provas de crimes de guerra” cometidos pela Rússia na Ucrânia, divulgou esta terça-feira o Departamento de Estado norte-americano.

Rússia tenta compensar falhas no terreno com ataques aéreos, diz Zelensky

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

As forças russas estão a realizar mais ataques aéreos contra a região de Lugansk, no leste, e a atingir com mísseis a região ocidental de Lviv, para compensar as falhas do Exército, adiantou na terça-feira o presidente ucraniano. “Tudo isto não está apenas a criar tensão para o nosso lado, não é apenas um teste à nossa força. Esta é uma espécie de tentativa de compensar o Exército russo por uma série de falhas no leste e no sul do nosso país”, salientou o chefe de Estado ucraniano.

Recorde os principais acontecimentos de terça-feira

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Damos início ao acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia, desta quarta-feira. Poderá recordar as notícias de ontem no link abaixo. 

AO MINUTO: “Ódio acabará por desaparecer”; Guerra em “fase prolongada”

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 09:32 – 17/05/2022

Há séculos a aguardar a sua visita.

Lifestyle Campanha 03/05/22

Marque já a sua próxima viagem a partir de 59€ (ida e volta)!

patrocinado por Betclic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer o fim de semana e a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM