Especialista dá dicas de como fazer esfiha aberta em casa

Trazido por imigrantes libaneses e sírios, a esfiha é um alimento bem popular no Brasil. Com os sabores de carne e queijo mais famosos, muitos se arriscam a fazer o prato em casa e não conseguem o ponto de restaurantes famosos.

Edu Cesar/Fotoarena Os sabores mais famosos são de carne e queijo

Pensando nisso, o iG Receitas conversou com o Chef Broba, proprietário da SinerFood e da 4ALL, para contar algumas dicas de como preparar a esfiha aberta em casa e como fazer os recheios!

Leia também


Comece pela massa

esfiha Edu Cesar/Fotoarena A massa leva iogurte

A massa da esfiha leva alguns ingredientes diferentes do tradicional de massas assadas. Segundo Borba, leva até iogurte. “Ela precisa conter os ingredientes: 70 g de açúcar, 30 g de sal, 20 g de fermento biológico, 170 g de iogurte, 1 kg de farinha de trigo e 240 ml de água”, afirma o chef.

Para fazer a massa, ele indica primeiro misturar os ingredientes secos e reservar. “Na sequência, misturare todos os ingredientes molhados à temperatura ambiente. Levar os dois à batedeira e bater utilizando o gancho por vinte minutos. E lembre-se de sovar a massa e deixar descansar por 10 minutos”, aponta Borba.

E os recheios?

carne Reprodução A carne moída pode ser temperada com limão e especiarias

Para ele e a maioria dos brasileiros, os recheios principais são carne e queijo, mas há algumas variações que você pode fazer em casa. “Você pode fazer com ricota e nozes, ricota com queijo fresco e até uma variação de queijos”, indica Borba.

E para temperar a carne, o chef indica utilizar tomates, cebolas, salsa, limão cravo, sal, pimenta do reino e pimenta síria. “O ideal é que este tempero marine a carne por pelo menos 1 hora na geladeira. Mas cuidado para a umidade rasgue a massa. Indico passar por uma peneira e pressionar a carne para retirar o líquido”, afirma Borba.

Para o queijo, ele indica ralar os queijos, misturar e adicionar orégano seco ou fresco. 

Como abrir a massa e o tempo de forno?

esfiha Edu Cesar/Fotoarena Para abrir a massa, você pode utilizar um rolo

Borba indica abrir a massa com um rolo. “Faça bolinhas de 100 gramas e com ajuda de um rolo abrir as massas, fazendo o corte e formando canoas ou círculos, manualmente”, aponta o chef.

Cada forno é um forno, mas Borba indica que a esfiha fique no forno por cerca de 15 a 20 minutos em fogo alto, por volta de 220 graus ou até dourar a massa. 

Receita de Esfiha:

Anotou as dicas? Então siga a receita de Pide Turca do chef Borba, que nada mais é que uma esfiha mais longa e em formato de canoa. Uma ótima opção para fazer em casa e sem dificuldades em apenas 30 minutos!

Ingredientes:

Massa:

Recheio de Carne:

Recheio de Queijos:

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos e reserve. Misture todos os ingredientes molhados à temperatura ambiente. Leve os dois à batedeira e bate utilizando o gancho por vinte minutos. Em seguida, deixe a massa descansar dez minutos.

Faça bolinhas de 100 g e abra a massa com o rolo e com a ajuda de um arco faça o corte, formando canoas. 

Para o recheio de carne, pique a cebola e o tomate. Adicione o suco de limão e mexa. Tempere com sal e as pimentas. Reserve. Já para o de queijo, passe os queijos no ralador na parte média. Misture tudo.

Cubra a esfiha ou Pide com a carne ou queijo. Salpique orégano e leve ao forno a 220 graus por vinte minutos. Sirva em seguida.

Fonte: receitas.ig.com.br/2020-08-22/especialista-da-dicas-de-como-fazer-esfiha-aberta-em-casa.html