Como fazer ugali, a comida típica do Quênia que virou polêmica no Mais Você

Ugali queniano Reprodução/Adobe Istock Ugali queniano

Entre as muitas delícias do Quênia, o ugali se destaca! Assim como o arroz para os brasileiros, o prato é consumido diariamente pelos quenianos. Rico em carboidratos – o ugali é muito presente nas dietas dos atletas do país. A receita leva apenas dois ingredientes: farinha de milho e água. 

Além de econômico, o ugali é super fácil de preparar. Por suas características, o alimento é muito presente nas dietas dos atletas do país, lar dos famosos corredores quenianos que todos os anos brilham na Corrida de São Silvestre entre os favoritos. 

No Brasil a iguaria se tornou conhecida recentemente, devido a uma polêmica no programa “Mais Você”. A apresentadora Ana Maria Braga e o repórter Thiago Oliveira experimentarem o prato e riram do prato e falaram sobre “passar mal” após prová-lo. Os dois pediram desculpas após o fato ganhar repercussão nas redes sociais.

Ficou curioso pra saber o motivo da polêmica? Então confira a seguir a receita  de ugali do restaurante Pika Chakula, que serve o prato acompanhado de um delicioso ensopado de carne e conte nos comentários o que achou da receita. 

Ingredientes:

Para o ensopado de carne 

Para o ugali

Modo de preparo:

Ensopado 

Aqueça o óleo em uma panela, adicione a cebola e mexa. Cozinhe por 30 segundos ou até ficar translúcido. Junte o alho e o curry em pó. Adicione os cubos de carne, o cubo de caldo, o sal, a pimenta, o tomate e a água e mexa. 

Você viu?

Cubra a panela com uma tampa e deixe ferver por 30-40 minutos. Enfeite com folhas de coentro e reserve.

Ugali 

Para fazer o ugali, leve a água para ferver. Adicione a farinha de milho à água fervente aos poucos. Mexa sempre com uma espátula para não criar bolas de farinha. Caso crie, solte as bolinhas para que o ugali fique bem liso. Se o ugali não estiver duro o suficiente, acrescente mais farinha. Abaixe o fogo e continue batendo o ugali nas laterais da panela, livrando-se dos grumos e também certificando-se de que esteja cozido por igual. 

Após cozido, molde com a espátula e sirva com uma porção do ensopado. Está pronto!

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR