Frutas de junho: conheça quais são e seus benefícios

Frutas de junho: conheça quais são e seus benefícios

Guia da Cozinha Frutas de junho: conheça quais são e seus benefícios

Você sabe por que deve procurar consumir sempre que possível as frutas da estação? O principal benefício de consumi-las é encontrar frutas nas suas melhores condições, uma vez que o clima está propício para que se desenvolvam, mais do que em outras épocas do ano. Como tem melhores condições para plantio e crescimento, as colheitas são maiores e têm maior qualidade nutricional, o que traz ótimos preços para o consumidor e frutas com mais nutrientes e vitaminas. Ou seja, é benefício para o bolso e para a sua saúde!

Abaixo você encontra as indicações das frutas que estão na época e seus benefícios. Veja:

Frutas da estação

Caqui

O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. A época dessa fruta é de março a junho, e, nesse período, o preço é mais acessível e a qualidade nutricional é melhor, então, que tal aproveitar e incluir esse delicioso alimento no seu cardápio?

Carambola

Foto: Pixabay

A fruta é rica em fibra dietética, que ajuda na digestão e evita a absorção do colesterol ruim pelo intestino, e antioxidantes naturais, principalmente vitamina C, que ajuda a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e combate os radicais livres que causam envelhecimento precoce. É fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina. E carrega também inúmeros nutrientes, como potássio, fósforo, zinco e ferro, aos quais auxiliam no bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura, em bolos, tortas, saladas, entre outras diversas preparações.

Limão

Foto: Guia da Cozinha

O limão é uma fruta cítrica que contém vitaminas do complexo B e vitamina C, o qual apresenta propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Auxilia também no fortalecimento do sistema imunológico. Toda a fruta, polpa, suco, casca e raspas são utilizados para fins culinários de muitas formas.

Você viu?

Maçã

Foto: Shutterstock

A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura ou inserida em receitas, como salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.

Mamão papaia

Foto: Guia da Cozinha

É rico em vitaminas, principalmente de vitamina C, que é antioxidante, auxilia no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Outra vitamina com forte presença no mamão é a A, que é importante para a saúde da pele e visão. As fibras encontradas em grande quantidade ajudam no bom funcionamento intestinal. O mamão pode ser consumido in natura ou em vitaminas, bolos e doces.

Tangerina poncã

Foto: Shutterstock

A fruta é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, que ajudam a manter a regulação do intestino. Minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio também estão presentes na tangerina e ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. A fruta é versátil e pode ser utilizada na culinária em bolos, tortas, saladas e, na sua melhor forma, in natura.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR