Receitas de peixe gratinado para inovar na cozinha

Receitas de peixe gratinado para inovar na cozinha

Luana Ribeiro Receitas de peixe gratinado para inovar na cozinha

Os gratinados são pratos deliciosos feitos com uma técnica culinária que leva molhos, queijos e farinha. Dá para fazer com legumes, carnes e claro: com os amados frutos do mar! Por isso, separamos 5 receitas de peixe gratinado para você preparar em casa e se deliciar! Com essas opções de peixe gratinado o seu almoço ou jantar do final de semana está garantido! Veja as receitas abaixo:

Filé de peixe gratinado

Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha de rosca, metade do azeite, o alho e a salsa até obter textura de farofa. Reserve. Tempere os filés com sal, pimenta e empane na farinha de trigo. Aqueça uma frigideira grelhada com o azeite restante, em fogo médio, e frite os filés por 1 minuto até dourar de cada lado. Transfira para um refratário médio, espalhe o requeijão, a muçarela e a farofa. Leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Sirva.

Peixe gratinado ao molho de queijos

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Molho de queijos

Modo de preparo

Tempere o peixe com o suco, sal e pimenta. Em uma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga e doure os filés. Reserve. Derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, e frite a farinha por 3 minutos, mexendo. Despeje o leite, mexendo até engrossar. Junte os queijos, misture até derreter e misture o creme de leite, sal e pimenta. Em um refratário médio, faça camadas de molho e de peixe, terminando em molho. Polvilhe com a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Sirva.

Peixe gratinado

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h10
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Para o molho, derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, e frite a farinha rapidamente, mexendo.

Despeje o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Misture o creme de leite, sal, noz-moscada e reserve.

Aqueça uma frigideira grande com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola, o alho e o tomate temperados com sal, pimenta e cheiro-verde por 3 minutos. Reserve.

Tempere o peixe com o suco, sal e pimenta. Em um refratário untado, faça uma camada com as batatas temperadas com sal e regue com azeite.

Por cima, faça uma camada com o refogado e depois com os filés de peixe temperados.

Cubra com o molho branco, polvilhe com os queijos e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Sirva.

Peixe gratinado ao molho branco

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+30min de descanso)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Tempere o peixe com sal, pimenta e o suco de limão. Deixe descansar por 30 minutos. Em uma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga e doure o peixe dos dois lados. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola por 3 minutos. Polvilhe com a farinha e frite por 2 minutos, mexendo. Junte o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Junte o creme de leite, sal, noz-moscada e desligue. Em um refratário médio untado, faça uma camada com as batatas, polvilhe com sal e, sobre elas, arrume os filés grelhados. Cubra com o molho branco, polvilhe com os queijos e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Retire e sirva.

Peixe gratinado com legumes

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe a cenoura, a mandioquinha e o brócolis em água e sal até ficarem al dente. Escorra e reserve. Tempere os filés com o alho e sal. Em um refratário médio, untado com azeite, faça uma camada com metade dos legumes e outra com metade do peixe. Repita as camadas, regue com azeite e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel, polvilhe com o parmesão e volte ao forno por mais 10 minutos ou até gratinar. Sirva.

The post Receitas de peixe gratinado para inovar na cozinha appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR