CANDEIAS DO JAMARI: DNIT atua em caráter emergencial para recuperar pontes da BR-364

Os serviços emergenciais de recuperação das três pontes localizadas no município de Candeias do Jamari (RO) estão prontos para serem iniciados. Foi o que informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para Rondoniaovivo nesta sexta-feira (16).

Como registrou o jornal, as duas sobre o rio Candeias, no km 693 da BR-364, e outra sobre o rio Novo (também conhecida como ponte do rio Jacutinga), nas proximidades do km 669 da mesma rodovia, estão com problemas estruturais. As rachaduras motivaram os moradores da região a protestar por melhorias, fechando a via. 

 
As ações de recuperação foram definidas após inspeções técnicas. A ponte mais antiga sobre o rio Candeias — no sentido crescente (Vilhena–Porto Velho) — precisou ser totalmente interditada por não oferecer condições seguras de tráfego. O fluxo foi desviado para a ponte mais nova, no sentido decrescente (Porto Velho–Vilhena), que passou a operar com sobrecarga. Durante essa operação, foi identificada uma trinca no tabuleiro, o que levou à implementação do sistema “pare e siga” desde o dia 1º de maio.
 
De acordo com o superintendente regional do DNIT em Rondônia, André Santos, as obras já foram contratadas e os preparativos estão em fase final. “Estamos iniciando os serviços no interior do tabuleiro, com montagem de plataformas, torres de iluminação e retirada de interferências, seguindo todas as normas de segurança do trabalho. A previsão é liberar as duas pistas da ponte mais nova em até 30 dias”, explicou.
 
O projeto prevê a reabilitação completa das pontes com uso de tecnologia extradossada — sistema semelhante ao das pontes estaiadas — que utiliza cabos externos para reforçar a superestrutura, proporcionando maior estabilidade e vida útil às obras. “Vamos reaproveitar os pilares existentes e reconstruir praticamente toda a parte superior das pontes. Essa será a primeira vez que Rondônia contará com pontes desse tipo”, destacou o superintendente.
 
Santos também mencionou os desafios logísticos da operação. “As peças específicas — como barras de ancoragem e chapas metálicas — estão sendo fabricadas em São Paulo, já que não há disponibilidade local. A primeira remessa já está a caminho, com caminhões operando em regime de 24 horas para acelerar a entrega.”
 
O DNIT solicita a compreensão dos usuários da BR-364 durante o período de execução da obra. “É uma medida essencial para garantir a segurança de todos. Algumas interdições noturnas podem ocorrer para movimentação de equipamentos, mas faremos todo o possível para minimizar os impactos no tráfego”, finalizou.

Fonte: rondoniaovivo

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).