Nexus/BTG: Lula tem 47% e flávio, 44%, no segundo turno

Nexus/BTG: Lula tem 47% e flávio, 44%, no segundo turno

Reprodução/ Senado e PRO senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT)

A corrida para a cadeira presidencial mostra um cenário de estabilidade e de polarização política forte. De acordo com a pesquisa eleitoral da Nexus, encomendada pelo banco BTG Pactual desta segunda-feira (13), evidencia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o  senador Flávio Bolsonaro (PL) apresentam empate técnico  em um cenário de confronto direto: Lula aparece com 47% das pretensões de voto e Flávio soma 44%.

Os dados mostram que a disputa para presidente está no platô, não houve mudança significativa nas intenções de voto para ambos os lados. Os dois pré-candidatos apresentam o mesmo desempenho apontado na rodada anterior do mesmo instituto de pesquisa, publicado no final de junho. Além disso, o cenário engessado mostra uma eleitorado claramente dividido.

Empate técnico no segundo turno

O cenário de empate técnico é revelado com como base a margem de erro da pesquisa, que neste levantamento foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em caso de resultados muitos próximos, as margens acabam se cruzando: a pontuação máxima do presidente com a variação da margem de erro está entre 45% e 49%. Já do senador do PL está entre 42% e 46%.

A pontuação máxima de Flávio é maior que a mínima de Lula e é aí que as “faixas” se sobrepõem. Em números, Lula está na frente, mas estatisticamente não é possível afirmar quem lidera diretamente a disputa neste momento. O total somado de 8% eleitores afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos nomes de pleiteiam a vaga de presidente. Apenas 1% não soube ou preferiu não responder.


E o 1º turno?

De acordo com a pesquisa, o primeiro turno já mostra um cenário diferente. A Nexus/BTG aponta que no primeiro confronto nas urnas, o presidente Lula lidera fora da margem de erro, numa distância de seis pontos percentuais, seguindo a mesma conta. As faixas aqui não se sobrepõem e mostram o atual presidente na liderança no primeiro turno :

Reprodução/ Ricardo Stuckert/PRFlávio Bolsonaro e Lula


Desempenho de Lula

O instituto Nexus avaliou também em seu levantamento o desempenho do presidente petista  contra outros nomes no pleito em simulação de segundo turno. Nesses outros contextos, a vantagem de Lula é estabelecida fora da margem de erro, com o candidato petista como “preferido” na escolha do eleitorado.

Gerado por IACandidatos a presidência: Lula, Flávio Bolsonaro, Romeu Zema e Ronaldo Caiado


No caso de um embate direto com o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) , Lula ganha de 47% a 40%. Já numa disputa direta com o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD) , o resultado oficial é de 47% a 38%. Por num segundo turno contra Renan Santos (MBL), o atual presidente da República alcançaria placar de 49% contra 35% do concorrente.

Sobre a pesquisa

Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi realizada em todo território nacional e fez os questionamentos por meio de entrevistas telefônicas, entre esta última sexta e domingo – 10 a 12 de julho – e ouviu 2.003 eleitores. O índice de confiança da pesquisa é de 95%

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).