Você sabe o que a Lua tem a ver com o seu ciclo menstrual?

Você sabe o que a Lua tem a ver com o seu ciclo menstrual?

Alto Astral

Você sabe o que a Lua tem a ver com o seu ciclo menstrual? Reprodução: Alto Astral Você sabe o que a Lua tem a ver com o seu ciclo menstrual?

É fato conhecido que a Lua influencia as marés e auxilia na agricultura há séculos. Dessa forma, é de se esperar que o astro também exerça certo poder sobre o corpo humano uma vez que somos compostos por 70% de água.

Sendo assim, de acordo com Kareemi, jornalista, idealizadora e facilitadora da Ginecologia Emocional, método de autoconhecimento para que mulheres tenham mais autonomia sobre seus corpos, ao influenciar o organismo, a Lua também exerce poder sobre os ciclos menstruais. Assim, saiba que aquele discurso de que “todas as mulheres menstruam juntas”, que você com certeza já deve ter ouvido de sua mãe, tia, avó ou até mesmo amigas, não é à toa.


Isso porque, Kareemi explica, o ciclo menstrual representa (e muito!) a Natureza e todas as suas mudanças. No caso da Lua, podemos relacionar as quatro fases lunares ao ciclo menstrual. Desse modo, a facilitadora comenta que ter conhecimento dessa relação “é muito importante esse recolhimento para uma conexão com nós mesmas e com nosso emocional, para a gente saber como fluir nesse ciclo que está se abrindo”. Logo, também é possível se preparar para as mudanças físicas e psicológicas que o seu corpo passará durante a menstruação.


Kareemi ainda observa que, durante o ciclo menstrual, “ela [Natureza] está mostrando quais são as nossas ações e o que nós precisamos melhorar e tomar cuidado para o ciclo que vai começar”. Com isso, podemos tirar lições e aprender a lidar com os altos e baixos que acontecem por conta das alterações hormonais que ocorrem durante o período.

Confira abaixo o que acontece com as mulheres durante os quatros períodos da Lua!

Lua Nova

A Lua Nova indica novos movimentos e o início de um ciclo. No corpo feminino, o primeiro sinal de sangue determina que o organismo está trabalhando em uma limpeza e renovação, como explica Kareemi. Assim, nessa fase é importante ficar quietinha e focar em si mesma, até porque, normalmente, os hormônios estão baixos durante o período.

Vale diminuir o ritmo e planejar metas – a Lua Nova aguça a intuição! Assistir a uma série, ler um livro, aprender a cozinhar algo diferente e colocar o sono em dia também são boas pedidas.

Lua Crescente

Você viu?

A Lua Crescente representa a fase folicular no ciclo menstrual, quando os ovários se preparam para liberar um óvulo. Dessa forma, a energia perdida durante a fase Nova volta com força e, por isso, é importante colocar em prática tudo aquilo o que planejou na fase anterior.

Uma vez que sua taxa hormonal estará crescendo, é normal sentir-se produtiva e aberta à novidades. Ah! De quebra, sua pele estará limpa e ótima durante a Lua Crescente.

Lua Cheia

Assim como a própria Lua Cheia, é natural sentir-se mais forte durante essa fase já que os hormônios do corpo feminino estão trabalhando a todo vapor (alô, ovulação). Além disso, também é normal sentir a libido em alta e querer realizar alguns desejos,

Por isso, aproveite essa fase lunar para beijar, curtir o crush e se divertir com pessoas queridas. “Cada mulher terá um tempo para essa fase, já que a ovulação pode variar e isso vai depender de quantos dias dura o seu ciclo”, complementa Kareemi.

Lua Minguante

A Lua Minguante corresponde à fase lútea, quando a produção de estrogênio e progesterona é iniciada e ocorrem os chamados sintomas pré-menstruais, ou TPM. Dessa forma, o período, que representa um final de ciclo, faz com que você fique mais cansada, sem energia e irritada com facilidade.

“As emoções ficam mais intensas para mostrar quais comportamentos temos que melhorar no próximo ciclo”, conta Kareemi.

Fonte: DELAS.IG.COM.BR