Ração colorida apresenta riscos aos pets? Nutróloga explica

Ração colorida apresenta riscos aos pets? Nutróloga explica

Jcomp/Freepik Não existem relações comprovadas entre o uso de corantes e a falta de qualidade na ração

A saúde e bem-estar dos animais de estimação está diretamente ligada à qualidade dos alimentos que eles ingerem, por isso é de fundamental importância que o tutor tenha essa preocupação na hora de comprar a ração de seu pet, seja ela natural ou industrializada – vale lembrar que uma ração industrializada não necessariamente é uma ração não natural.

+ Você sabe como é feita a ração do seu cachorro? Especialista explica

Os fabricantes de rações mais baratas costumam usar recursos diferentes para atrair o consumidor, como a utilização de corantes ligando as cores aos ingredientes: verde para vegetais, amarelo para carne de frango e castanho para carne bovina.

Assim como acontece com a alimentação humana, é comum associar o uso de corante a algo prejudicial à saúde e responsável por trazer diversos problemas como obesidade, reações alérgicas, doenças no trato urinário, entre outras.

No entanto, as rações coloridas realmente são de baixo valor nutricional a ponto de fazer mal para a saúde dos pets? De acordo com a médica-veterinária  Vivian Pedrinelli, especializada em nutrição e nutrologia de cães e gatos da Pet Care, essa correlação não está necessariamente correta.

“Não há evidências dessa correlação, isso é um mito. Até o momento não há evidências de riscos para os pets envolvidos no consumo de corantes”, afirma a nutricionista ao Canal do Pet .

Uma questão que pode ter gerado esse mito é a possibilidade de que o corante usado na ração interfira na cor das fezes ou do vômito do animal, contudo a especialista rebate esta premissa.

“Apesar de modificarem a cor, dificilmente os corantes vermelhos serão confundidos com sangue no vômito, por exemplo. No entanto, é sempre importante informar o que o animal ingeriu, incluindo marca e fabricante dos alimentos.”

Animais alérgicos podem ter problemas com corantes?

Jcomp/Freepik Antes de comprar o alimento para o pet, o tutor deve ter atenção aos ingredientes listados no rótulo da embalagem

Apesar de existirem opções de rações hipoalergênicas  no mercado, geralmente a alergia dos pets está associada a algum ingrediente específico da fórmula, e não exatamente aos corantes utilizados – que são estritamente regulados, sem qualquer substância tóxica aos animais.

Vivian reforça que não existem evidências de que os corantes sejam causadores de alergias em cães e gatos, ou mesmo que possam agravar problemas já existentes, como queda de pelos .

Problemas com obesidade

Acredita-se que, ao oferecer uma ração baixa em nutrientes, o animal irá comer mais para que possa se sentir satisfeito, e com isso acabe ganhando mais peso e sofrendo com problemas de obesidade.

A nutróloga explica que a obesidade é causada pelo balanço positivo de energia, ou seja: quando o animal gasta menos energia do que consome.

“O pet ingere mais do que gasta. Portanto, [a obesidade] pode ser causada pelo consumo excessivo de alimentos ou menor gasto energético [redução na atividade física ou algumas doenças endócrinas, por exemplo]”, diz Vivian.

M Burke/Unsplash Mesmo em rações não coloridas existe a adição de corante para que os grãos fiquem com uma cor mais uniforme

Outro ponto importante a se destacar é que, mesmo rações de “cor única” podem usar corantes em sua composição, para que todos os grãos saiam uniformes, sem uma variação que poderia ser confundida pelo consumidor. “Não há riscos envolvidos no uso de corantes”, reforça a nutróloga.

O que o tutor deve saber antes de comprar a ração

Vivian explica que os tutores devem procurar por alimentos de marcas idôneas e comprá-las somente em sua embalagem original fechada, evitando rações vendidas à granel.

Além disso, é preciso se atentar a questões importantes: “O tutor deve procurar por alimentos específicos para a espécie, porte e faixa etária do pet. É importante que o tutor siga as orientações do seu médico-veterinário de confiança sobre a quantidade, mas na dúvida pode começar seguindo as orientações de consumo do rótulo para evitar ganhos e perdas de peso abruptos”, finaliza.

Os tutores Rodrigo Oliveira e Elros Ondo (como prefere ser identificado), contam ao Canal do Pet que já alimentaram seus pets com ração colorida e nunca tiveram nenhum problema.

“Meu cachorro nunca teve nenhum problema [com a ração]. O Bob parou de comer quando ficou idosoaí precisamos trocar para uma ração para cachorro sênior”, lembra Elros.

Rodrigo conta que seu cachorro, Spyke, que morreu em decorrência da idade, comeu ração colorida por boa parte da vida sem nunca apresentar problema.

“Meu cachorro morreu de velhice, comprei ração de vegetais para ele por muitos anos”, disse Rodrigo, que destacou ser um erro associar ração colorida a uma ração “mais barata”. Marcas famosas como Purina Friskies e Pedigree, por exemplo, contam opções de “rações coloridas” no mercado.

Por isso, é importante saber como escolher corretamente uma ração  e não necessariamente ligar rações mais econômicas a algo que será propriamente prejudicial à saúde do animal de estimação – afinal, nem todo mundo tem condições para comprar as rações mais caras do mercado.

Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.

Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR