Dia da Consciência Negra: iniciativa fortalece turismo étnico em SP

Dia da Consciência Negra: iniciativa fortalece turismo étnico em SP

Rafael Smaira/Rotas Afro Afroturismo ganha força no Estado de SP

São Paulo agora está entre os estados brasileiros que decidiram transformar o Dia Nacional da Consciência Negra em feriado — anteriormente, fora da capital, o dia 20 de novembro era considerado como ponto facultativo. Para celebrar a data, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) está disponibilizando informações sobre o Afroturismo, segmento que vem ganhando destaque nos últimos anos.

Para proporcionar experiências com esta vertente, São Paulo já conta com um trabalho de grupos dedicados em contribuir para que o turismo afro seja mais reconhecido e o legado dos negros na formação da sociedade seja mais valorizado.

A decisão leva em consideração o fato de que, segundo dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população negra representa 56% da população brasileira como um todo.

“O governo de SP pretende fortalecer o debate sobre o povo e a cultura africana presente em todo Brasil, seja por meio do turismo, da política, da religião, da gastronomia, da música e tantas outras áreas”, destacou o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

Várias são as cidades do Brasil em que o turismo afrocentrado tem crescido e o estado de São Paulo tem inúmeros exemplos disso. O turismo quer contar estas histórias e já está colocando estes produtos nas prateleiras porque são inúmeros os atrativos e os personagens emblemáticos que remetem aos negros, e que só agora começam a aparecer em roteiros de turismo e guias de viagem.

Considerados embaixadores do Afroturismo, o Guia Negro  é uma plataforma que realiza experiências turísticas em diversas cidades brasileiras, faz consultorias, produção independente de conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo, movimentos e black business.

Segundo Guilherme Soares Dias, fundador da plataforma, viajar é uma experiência transformadora e precisa ser mais inclusiva. “O afroturismo é crescente no estado de SP, há diversas experiências que foram ganhando forma. Vemos mais procura e mais possibilidades de conhecer a cultura e história negro. Os turistas que vem ao estado de SP e se deparam com esses lugares, se surpreendem com tantas opções e tem a oportunidade de conhecer as cidades com o olhar do protagonismo negro. Acreditamos que esse é um caminho sem volta”, explicou Guilherme.

Robson Ribeiro/Rotas Afro

Afroturismo ganha força no Estado de SP

Ele garante que em São Paulo há diversos empreendimentos voltados para o tema, como a  Rota da Liberdade e a Rota Afroque proporcionam experiências de turismo afrocentrado incluindo tours guiados, viagens, hospedagem, passeios para quilombos e tours com enfoque nas religiões de matriz africana.

Nas experiências oferecidas por esses grupos de empreendedores são mostrados aos turistas estrangeiros e brasileiros, além da população local, o quanto os africanos e seus descendentes têm participação central na construção do nosso país, principalmente nas cidades históricas e mais turísticas.

Rota da Liberdade

Solange Barbosa, historiadora e turismóloga é pioneira do Afroturismo no estado de São Paulo com a Rota da Liberdade, lançada em 2006, pela Setur-SP, na cidade de Sorocaba.

A Rota da Liberdade foi eleita em 2009 como um dos 10 melhores projetos de Geoturismo do Mundo no Desafio da Ashoka/National Geographic, em 2021 e foi eleita um dos três melhores projetos de Turismo Sustentável no Desafio Ashoka/CTH Brasil

Já em 2011, Solange foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do Turismo Brasileiro pelo Portal PanRotas e uma das 40 pessoas mais influentes do Turismo Sustentável no mundo pelo Global Shakers.

A Rota da Liberdade destaca os roteiros no Quilombo da Fazenda em Ubatuba, local que a comunidade pratica o Turismo de Base Comunitária e é reconhecida nacional e internacionalmente por sua gastronomia e também pela Casa da Farinha, Patrimônio Material de Ubatuba.

Outro destaque é o roteiro com o Quilombo Cafundó em alto de Pirapora, um pedacinho de Angola no Estado de SP, que trabalha diversos aspectos da cultura afro-brasileira, com destaque para a produção autoral de moda, realizando estamparia botânica com folhas, flores e sementes do Quilombo. Também destaca a Caminhada Negra em Pindamonhangaba e o roteiro no Centro Cultural Afro-brasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares na cidade de Taubaté.

“Hoje temos roteiros de Afroturismo em todo o Estado de São Paulo, que é uma vertente do turismo cultural, e trata o setor com base em comunidades negras.  Significa conhecer, reviver, respeitar e vivenciar aspectos da história e da cultura negra”, disse a historiadora.

Rotas Afro

O Rotas Afro é uma iniciativa de museologia social e preservação da memória afro-brasileira focada no interior de São Paulo que conta as histórias negras das cidades através de caminhadas turísticas, culturais e tecnológicas. Reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como objetivos contribuir com a construção de imaginários positivos acerca da história do povo negro no Brasil e promover espaços de descoberta de uma nova cidade. O Rotas Afro atua em PiracicabaCampinas ,  Vinhedo e Rio Claro .

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR